Max Verstappen recentemente completou sua 200ª corrida pela Red Bull Racing no GP da Hungria de Fórmula 1, mas o resultado, um decepcionante 9º lugar, refletiu mais um final de semana complicado para a equipe. Para seu pai, Jos Verstappen, esse marco representa principalmente uma oportunidade para relembrar momentos especiais da trajetória de seu filho na categoria.
O maior orgulho de Jos está no título de campeão conquistado por Max em 2021: “Um primeiro título é naturalmente muito especial, mas tudo que envolveu aquela conquista tornou o momento ainda mais significativo”, disse Jos em entrevista ao De Telegraaf. Ele se refere, em especial, ao polêmico final daquela temporada, quando Max ultrapassou Lewis Hamilton na última volta do GP de Abu Dhabi, em uma disputa que ficou marcada na história da Fórmula 1, pela decisão errada do então diretor de provas, Michael Masi, que acabou favorecendo o piloto holandês permitindo essa ultrapassagem sobre Hamilton, e resultou na demissão de Masi da FIA.

“De vez em quando eu vejo um vídeo daquela última volta. Aquilo continua sendo especial. Como Max coloca o carro ao lado de Hamilton e o ultrapassa… Mesmo quando, na verdade, não tínhamos chances até aquele momento. Hamilton estava simplesmente mais rápido”, lembrou Jos, destacando ainda a primeira vitória de Max, em 2016, na Espanha, como outro momento marcante.
Entretanto, o que mais agrada Jos não são apenas as vitórias e títulos, mas também o desenvolvimento pessoal de Max ao longo dos anos. O pai de Verstappen enfatiza que seu filho continua sendo o mesmo de dez ou quinze anos atrás e que ele tem muito orgulho disso: “Acho que muitas pessoas, talvez especialmente os britânicos, têm uma imagem errada dele. Acham que ele é um babaca ou algo assim. Talvez isso seja reflexo do que se vê nas redes sociais, mas eu absolutamente não reconheço isso”, concluiu Jos, defendendo a personalidade de Max e desafiando os estereótipos frequentemente associados a ele.
