F1: Idade está afetando desempenho de Hamilton, afirma Herbert

Sem pódios e com resultados abaixo do esperado nas classificações e corrida, Lewis Hamilton está sendo alvo de muitas críticas e especulações sobre seu desempenho na temporada 2025. Já se fala em um certo declínio do heptacampeão mundial, endossado por nomes como Bernie Ecclestone e Ralf Schumacher.

Recentemente, Johnny Herbert, ex-piloto e ex-comissário da FIA, afirmou que a idade está se tornando um fator determinante no fraco desempenho do sete vezes campeão mundial. Ele destacou que, apesar de Hamilton manter sua mentalidade vencedora, os sinais do tempo estão aparecendo: “Você se sente igual a quando começou, mas então pequenos erros começam a surgir. As coisas mudam, os reflexos ficam mais lentos, e esses detalhes fazem uma grande diferença no grid. A idade chega para todos, mas em momentos diferentes para cada piloto.”

(L to R): Charles Leclerc (MON) Ferrari with Lewis Hamilton (GBR) Ferrari.
Foto: XPB Images

Enquanto Hamilton enfrenta dificuldades, Charles Leclerc tem sido o principal nome da Ferrari em 2025. O monegasco já conquistou cinco pódios e largou na pole position na Hungria, embora um problema técnico o tenha impedido de lutar pela vitória. “Charles está no melhor momento que já vi. Ele tem sido consistente, sem erros no qualifying, e soube aproveitar as chances que a Ferrari lhe deu”, acrescentou Herbert.

Herbert sugeriu que Hamilton pode estar chegando a um ponto crucial de sua carreira: “Há um momento em que todo piloto precisa tomar uma decisão. Se as coisas não melhorarem, talvez ele precise refletir se ainda está no mesmo nível. Pode ser a hora de seguir em frente. Antes, ele ajustava a direção com facilidade. Hoje, não é mais tão simples. A idade definitivamente o alcançou.”

Hamilton está com 40 anos, quatro a menos que o piloto mais velho do grid, o bicampeão Fernando Alonso.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.