Peter Sauber revelou que Lewis Hamilton esteve muito perto de estrear na Fórmula 1 por sua equipe, e não pela McLaren, no início da carreira, ainda em 2007. A história veio à tona em uma entrevista recente do dirigente suíço à publicação alemã Blick. Segundo Sauber, a McLaren pretendia enviar Hamilton para Hinwil como parte de um processo de adaptação à categoria.
“Quase ninguém sabe disso, mas cerca de 20 anos atrás, Lewis Hamilton quase pilotou por nós”, afirmou. Ele contou que uma reunião chegou a ser realizada no Aeroporto de Kloten, com a presença de representantes da McLaren, de Hamilton, de seu pai e da então advogada da Sauber, Monisha Kaltenborn. “O britânico pertencia à McLaren e eles queriam enviá-lo a Hinwil para treinamento na Fórmula 1.”

O acordo não foi fechado por divergência no tempo de empréstimo. “O acordo não foi fechado porque a McLaren só queria emprestá-lo por um ano – mas insistimos em dois anos!”, explicou Sauber. Sem a transferência, Hamilton acabou promovido à equipe principal da McLaren em 2007, vencendo quatro corridas e ficando muito próximo do título em sua temporada de estreia. Naquele mesmo ano, a Sauber, então sob comando da BMW, terminou o campeonato com Nick Heidfeld e Robert Kubica em quinto e sexto lugares.
A Sauber deixou oficialmente a Fórmula 1 no final de 2025 e foi transformada na equipe de fábrica da Audi a partir deste ano. O time ficou conhecido ao longo dos anos por revelar talentos como Kimi Räikkönen, Heidfeld e Kubica, além de ter contado com Michael Schumacher em seus programas antes da estreia do alemão na F1.
