Oliver Bearman viu uma oportunidade de pontuar no GP da Bélgica de Fórmula 1, escapar devido a uma série de contratempos. O piloto da Haas ficou com a 11ª posição, mas acredita que o desempenho do carro era bom o suficiente para marcar pontos. Ele apontou um erro estratégico durante a parada nos boxes, que atrasou a troca para os pneus médios e o colocou fora da zona de pontuação.
“Eu acho que fomos um pouco tarde na primeira parada, indo para os pneus médios, o que me colocou fora dos pontos, em P11. Infelizmente, tive um problema no motor e perdi três posições por causa disso. Eu estava à frente do Pierre (Gasly) antes disso e, com o Nico (Hulkenberg) parando duas vezes, teria sido P10, e eu estava gerenciando isso durante toda a corrida”, afirmou Bearman.
Apesar do revés, o jovem piloto elogiou o desempenho do carro, que ele descreveu como ‘fantástico’. Contudo, ele lamentou a falta de capacidade de ultrapassagem, que prejudicou suas chances de pontuar: “Foi frustrante, o carro estava bom, mas não consegui ultrapassar. Ainda podemos ser positivos em relação à Hungria. Fomos rápidos este final de semana, e Hungaroring é uma pista que deve nos favorecer”, concluiu.
Enquanto isso, Esteban Ocon teve um fim de semana difícil em Spa, terminando apenas em 15º lugar. Ele reconheceu que a equipe cometeu erros estratégicos, o que prejudicou seu desempenho na corrida: “Acho que erramos completamente hoje, infelizmente. Precisamos juntar tudo como equipe. Tivemos um ritmo decente no carro, especialmente mais tarde, quando estava seco. Ficamos duas voltas a mais com os pneus intermediários e depois fui para os médios usados, então fiz 85% da corrida com pneus velhos, o que obviamente foi uma perda de desempenho”, acrescentou.

27.07.2025. Formula 1 World Championship, Rd 13, Belgian Grand Prix, Spa Francorchamps, Belgium, Race Day.
– www.xpbimages.com, EMail: [email protected] © Copyright: Bearne / XPB Images
Ayao Komatsu, chefe da equipe, também comentou sobre o desempenho do time no GP da Bélgica, expressando frustração, especialmente com Bearman, que ele acredita que tinha ritmo para pontuar: “Hoje foi frustrante, especialmente com Ollie. Ele teve muito ritmo com o nível de downforce que estava usando, estava realmente feliz com o carro e com muita confiança. Sabíamos que, se você tem essa configuração e está no tráfego, não vai conseguir ultrapassar, o que infelizmente aconteceu.”
Komatsu admitiu que a equipe cometeu um erro operacional no pit stop de Ocon, o que prejudicou ainda mais a corrida: “Houve um erro operacional com Esteban, e o tempo da parada nos boxes não foi o ideal. Mas o ritmo está lá, acho que podemos ter o quinto carro mais rápido da pista, o que é impressionante, e o time fez um trabalho excelente”, acrescentou.
O chefe da equipe também deixou claro que a Haas precisa se concentrar nos fundamentos para ter um bom desempenho nas próximas corridas: “Temos uma corrida antes das férias, então precisamos focar no básico. Se fizermos isso extremamente bem, não tenho dúvida de que podemos pontuar com ambos os carros”, completou Komatsu.
