F1: Haas lamenta eliminação de Bearman, mas celebra reação de Ocon na sessão de classificação

A Haas teve um dia de sentimentos mistos durante a sessão de classificação para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, com Oliver Bearman ficando a apenas sete milésimos de alcançar o Q3, enquanto Esteban Ocon obteve uma recuperação impressionante após um início difícil.

Bearman, que não conseguiu avançar para a terceira parte da sessão de classificação, comentou sobre sua performance: “É uma pena ficar de fora, mas foi uma sessão muito apertada e cada milésimo contou. No final, tive uma sessão um pouco interrompida, pois usei um jogo de pneus usados na minha primeira volta no Q2, e depois foi um grande salto para os pneus novos. O carro tem ritmo, mas não consegui juntar a volta perfeita. Estou ansioso pela corrida de amanhã, pois acredito que haverá oportunidades, e o carro esteve rápido durante todo o fim de semana”, disse ele.

Por outro lado, Esteban Ocon expressou sua felicidade com o desempenho, especialmente após duas sessões difíceis de treinos livres na sexta-feira: “Estou super feliz, mais do que satisfeito. Ontem foi honestamente o pior momento da temporada, estava realmente a meio segundo de onde deveríamos estar. Estávamos perdidos e mudamos tudo no carro durante a noite, e hoje o carro está muito melhor. Foi uma transformação, e de repente estamos onde deveríamos estar, então um grande agradecimento à equipe pelo apoio contínuo. Nos momentos difíceis, ficamos juntos, e isso faz a diferença. É um pouco tarde, então há alguns arrependimentos, pois poderíamos ter conquistado muito mais pontos, mas vamos aproveitar o dia de hoje, revisar as coisas e espero estabelecer uma boa base para o próximo ano. Amanhã será tudo ou nada, começamos de onde queremos, e esperamos converter isso”, afirmou.

Esteban Ocon (FRA) Haas VF-25.
Foto: XPB Images

Ayao Komatsu, chefe da Haas, analisou o desempenho dos pilotos, destacando as mudanças feitas no carro: “Estou muito feliz por ver Esteban de volta lá em cima na sessão de classificação hoje. Ele estava a meio segundo de distância ontem, sem problemas óbvios. Durante a noite, fizemos mudanças no setup do carro, e isso funcionou muito bem. Isso foi muito satisfatório e dá confiança à equipe, e claro, também dá muita confiança ao Esteban. No Q1, operamos bem, usando dois jogos novos de pneus com Esteban. Sabíamos que havia uma chance de precisar de apenas um jogo com Ollie, mas a margem foi apertada demais. No Q2, Esteban fez um grande trabalho. Ollie não teve pneus novos, pois manteve dois jogos de pneus médios para a corrida, o que significa que ele teria um jogo a menos para o Q2. Ele ficou fora do Q3 por sete milésimos de segundo, e a frustração foi perceber que a perda foi em linha reta, por isso estamos analisando isso”, acrescentou.

Komatsu continuou com otimismo para a corrida: “Esteban no Q3 fez um excelente trabalho usando um jogo de pneus usados e um novo. É muito difícil aqui montar uma volta perfeita, então ficamos frustrados por perder o P6 por um centésimo, mas considerando onde estávamos ontem, percorremos um longo caminho. O potencial desse carro é alto, e o que Ollie sentiu durante todo o fim de semana foi muito bom. Amanhã, precisamos fazer uma boa largada, focar em nós mesmos, correr de forma agressiva e fazer o nosso melhor. O que for para acontecer, acontecerá, mas não podemos ficar muito presos ao resultado, precisamos focar em nossa própria corrida”, completou.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.