A Alpine teve uma sexta-feira (25) marcada por mudanças nas configurações dos carros e condições instáveis em Spa-Francorchamps, palco do GP da Bélgica, 13ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Pierre Gasly conseguiu avançar até a última fase da classificação da corrida sprint e garantiu o oitavo lugar no grid. Já Franco Colapinto enfrentou dificuldades com equilíbrio e aderência, fechando em 19º.
Gasly foi 17º colocado no primeiro e único treino livre. Entretanto, a equipe realizou ajustes importantes entre as sessões que auxiliaram o francês. “Mudamos o acerto e tiramos um pouco de downforce para maximizar a velocidade nas retas. Tivemos que nos segurar no segundo setor por causa disso, mas faz parte do desafio em Spa”, explicou o piloto.

“Talvez tenhamos tido sorte com a bandeira amarela causada pelo Lewis [Hamilton] no fim do SQ1, mas isso também faz parte. Estou muito satisfeito com o trabalho em equipe que fizemos hoje e vamos com tudo amanhã para tentar somar pontos”, completou.
Para Colapinto, o dia foi mais complicado. O argentino ficou em 19º e atribuiu o desempenho ao pouco tempo de pista e à falta de confiança no carro. “Tivemos dificuldades com o equilíbrio e a aderência. Fizemos algumas mudanças para tentar compensar, mas com pouco tempo de treino, não conseguimos ir para a classificação totalmente confortáveis”, disse.
“Essa é uma pista difícil, em que é preciso ter confiança nas curvas de alta. Sabíamos que precisaríamos de algumas condições favoráveis para sermos mais competitivos. A previsão do tempo continua incerta, e isso pode criar oportunidades no sábado e no domingo”, concluiu.
A largada da corrida sprint da Bélgica está marcada para 7h00 deste sábado (26).
