F1: Futuro de Colapinto na Alpine em risco após mais um desempenho ruim

O futuro de Franco Colapinto na Alpine está cada vez mais incerto, com o piloto argentino enfrentando dificuldades desde sua entrada na equipe francesa substituindo Jack Doohan no início da temporada 2025 da Fórmula 1. Após um desempenho decepcionante no GP da Bélgica, onde não conseguiu passar da primeira parte da sessão de classificação e terminou em 19º lugar na corrida, o piloto está sob forte pressão para manter seu lugar na equipe.

Colapinto, que foi promovido como piloto titular na Alpine após Doohan não impressionar, não conseguiu provar que é uma evolução significativa em relação ao seu antecessor. Apesar de seu contrato inicial ser de cinco corridas, o GP da Hungria será sua oitava participação pela equipe, e as expectativas são cada vez mais altas.

Ted Kravitz, comentarista da Sky Sports, acredita que Colapinto está sendo desafiado significativamente por alternativas como o próprio Doohan, seu predecessor, e principalmente Valtteri Bottas. “Seria uma surpresa se Colapinto não estivesse sendo desafiado agora, tanto por Doohan quanto por Bottas”, afirmou Kravitz após o GP da Bélgica, destacando que o piloto argentino ainda não conseguiu mostrar o desempenho esperado.

Franco Colapinto (ARG) Alpine F1 Team on the grid.
Foto: XPB Images

Colapinto admitiu que está enfrentando dificuldades com o carro, especialmente em relação à falta de confiança nas áreas de alta velocidade: “O carro está um pouco difícil de pilotar no momento. Ele é rápido, mas não me deu a confiança necessária para pressionar nas áreas de alta velocidade”, disse ele, que ainda não pontuou na atual temporada. Além disso, ele afirmou também, que apesar de algum progresso, não se sentiu confortável com o desempenho do carro durante o final de semana em Spa.

Com a pressão crescente sobre Colapinto, a Alpine pode estar considerando alternativas para o futuro próximo, e o piloto argentino terá que mostrar resultados rapidamente para garantir sua continuidade na equipe e na própria Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.