Pierre Gasly passou por situação quase inacreditável no GP do Japão da F1. Neste domingo (9), ainda nas primeiras voltas em Suzuka sob bastante chuva, o francês passou ao lado de um trator parado na fila.
Uma forte chuva atingiu a região do circuito pouco antes de a largada acontecer. Entretanto, contrariando as decisões das últimas etapas, a direção de prova determinou que o início da disputa aconteceria no horário programado.
Todos os pilotos optaram por largar de pneu intermediário – mesmo disponível o composto de chuva extrema. Não demorou nem três voltas para Carlos Sainz se envolver em um acidente, Sebastian Vettel ser acertado por Fernando Alonso, Alexander Albon abandonar e Gasly ficar com uma placa presa no carro.
Acontece que o francês, quando a bandeira vermelha foi acionada, foi visto bastante nervoso nos boxes da AlphaTauri. Posteriormente, na análise das imagens onboard do carro, foi possível ver que o piloto passou bastante próximo de um trator que estava parado sem motivo aparente no traçado.
O episódio aconteceu justamente oito anos após o acidente fatal de Jules Bianchi no mesmo circuito. Na época, uma grua retirava o carro de Adrian Sutil quando o piloto bateu no trator parado na área de escape. Nove meses depois, o competidor acabou morrendo.
