F1: Fornaroli busca espaço para 2026, mas opções são limitadas

Leonardo Fornaroli, principal candidato ao título na Fórmula 2 este ano, já pensa em dar o passo para a Fórmula 1 em 2026, mas as oportunidades de vagas na categoria são escassas. O italiano, campeão da F3 no ano passado, se for campeão na F2 em 2025, terá que deixar a categoria e buscar um lugar em uma equipe na F1 no próximo ano, ainda que de início como piloto de desenvolvimento ou reserva.

Segundo o GPblog, Racing Bulls e Alpine são, realisticamente, as únicas opções disponíveis para Fornaroli. Apesar de ter sido visto na hospitalidade da Alpine em Baku, a equipe francesa já possui três candidatos disputando a vaga ao lado de Pierre Gasly em 2026: Franco Colapinto, Jack Doohan e Paul Aron. Red Bull Racing, McLaren, Mercedes e Ferrari, assim como Aston Martin, também não demonstraram interesse no jovem piloto.

O objetivo de Fornaroli é utilizar 2026 como um ano de aprendizado na Fórmula 1, visando garantir uma vaga de piloto titular na temporada de 2027. Seu novo empresário está atualmente sondando o interesse das equipes, mas até o momento o cenário é limitado.

Leonardo Fornaroli
Foto: Invicta

Algumas portas ainda podem se abrir fora das tradicionais equipes. A Cadillac precisa de um piloto reserva, já que o anunciado piloto de desenvolvimento, Colton Herta, ainda não tem a superlicença da FIA, enquanto a Audi (atual Sauber) busca um piloto de testes e reserva, o que poderia ser uma opção para Fornaroli, especialmente após a entrada de Gabriel Bortoleto na equipe, outro campeão da F2 que passou pela Invicta Racing. Por outro lado, Haas e Williams já têm seus pilotos reservas definidos, dificultando ainda mais o caminho do italiano para a F1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.