O primeiro protótipo de uma solução para clima chuvoso, para evitar o spray, será testado no teste da Pirelli em Silverstone, após o GP da Inglaterra de Fórmula 1.
A FIA anunciou no ano passado que consideraria soluções mais radicais para clima úmido, como parte de um estudo para melhorar a segurança e a visibilidade em condições de chuva.
Uma solução de arco de roda (para-lamas) foi criada, em uma tentativa de reduzir o spray gerado pelos atuais carros de efeito solo, e potencialmente, reduzir a quantidade de vezes que uma corrida é suspensa durante o tempo chuvoso.
O conceito surgiu após o alvoroço no GP da Bélgica de 2021, que foi executado sob condições de Safety Car, e teve apenas três voltas completadas, quando as condições de fortes chuvas atingiram o circuito.
Pesquisas foram conduzidas pela FIA para entender como um pacote de especificação padrão para clima chuvoso, poderia ser adaptado aos carros e produzir o mesmo efeito aerodinâmico em todos os carros.
Isso foi feito usando a Dinâmica de Fluidos Computacional, mas a F1 vai testar a solução pela primeira vez em Silverstone, durante o próximo teste de pneus da Pirelli.
Aliás, esse teste será a oportunidade final para a Pirelli testar os pneus sem aquecedores elétricos, antes de reportar à FIA, F1 e equipes, para determinar se eles vão seguir em frente com essa mudança de regulamento na próxima temporada.
O engenheiro-chefe da Pirelli F1, Simone Berra, confirmou que um teste dos arcos das rodas em tempo úmido será realizado em Silverstone. “Vai acontecer um teste da FIA após o nosso teste de pneus, para testar os ‘para-lamas’, para reduzir o spray no futuro”, concluiu.
