A FIA confirmou uma mudança importante para o GP da Holanda de Fórmula 1 em Zandvoort no próximo final de semana. O limite de velocidade no pit-lane, que até então era de 60 km/h por questões de segurança, será elevado para 80 km/h durante todo o fim de semana da corrida.
Essa medida busca ampliar as opções estratégicas disponíveis para as equipes. Até aqui, a entrada estreita e o espaço limitado dos boxes em Zandvoort, justificavam a restrição mais rigorosa, já que a preocupação era reduzir o risco de acidentes envolvendo mecânicos ou outras pessoas na área dos boxes. Essa limitação, no entanto, fazia com que o tempo perdido nas paradas durante a corrida fosse maior, desestimulando estratégias com mais de uma parada.
Com a dificuldade natural de ultrapassagem no circuito holandês, a prova vinha se transformando, na maior parte das vezes, em corridas de apenas uma parada em condições de pista seca. Agora, com o limite elevado para 80 km/h, espera-se que os times tenham mais liberdade para variar suas estratégias.

A mudança também se soma à escolha da Pirelli, que levou para a corrida uma gama de pneus mais macios em comparação ao ano anterior. Os compostos C2, C3 e C4 serão usados como duro, médio e macio, respectivamente, substituindo a seleção de C1, C2 e C3 que foi adotada em 2024, quando Lando Norris venceu com a McLaren.
O GP da Holanda marca ainda um momento especial para a fornecedora italiana de pneus, pois será o 500º GP da Pirelli na Fórmula 1.
