F1: FIA anuncia regras rigorosas para limitar velocidade dos carros em 2026

A FIA está preparando uma série de regras rigorosas para limitar a potência, e consequentemente a velocidade, dos carros da Fórmula 1 em 2026, buscando garantir a segurança dos pilotos diante de máquinas potencialmente ‘muito rápidas’.

Segundo informações da Auto Motor und Sport, os sistemas elétricos dos carros serão aumentados para 350 kW de energia, quase três vezes mais que os 120 kW de 2025, gerando cerca de 475 cv. Combinados ao motor a combustão de aproximadamente 540-580 cv, os carros poderão ultrapassar 1.000 cv de potência total. O chefe da Mercedes, Toto Wolff, afirmou que os carros poderiam chegar a 400 km/h, com previsões de 350 km/h na saída do túnel de Mônaco.

Para controlar essas velocidades, a FIA introduzirá modos de potência reduzida em dois GPs específicos, Mônaco e Singapura, chamados de ‘Rev1 mode’. Esse modo estará disponível em versão padrão e com ‘override’ (permissão para obter mais potência, em tradução livre), enquanto nos demais circuitos os pilotos terão acesso à potência total.

F1 2024, Fórmula 1, GP da Hungria, Budapeste, Hungaoring
Foto: XPB Images

Além disso, haverá limites sobre a energia que pode ser armazenada na bateria a cada final de semana. Em doze das vinte e quatro pistas do calendário da F1, os carros poderão capturar 9 megajoules (MJ) de energia em treinos livres e sessões de classificação, com o pacote padrão da corrida sendo 8,5 MJ. Alguns circuitos terão ajustes específicos, como Jeddah e Monza, que terão reduções ainda maiores em determinadas sessões.

Em pistas extremamente rápidas, como Melbourne, Jeddah, Silverstone, Spa, Monza, Baku e Las Vegas, a redução da potência do motor a combustão será limitada a 50 kW (em vez de 100 kW) para evitar que o carro desacelere abruptamente nas retas principais. O ‘override’ será permitido apenas em um ponto por volta, semelhante ao atual DRS, mas ajustado para os novos sistemas de aerodinâmica ativa que alteram o perfil da asa traseira para reduzir arrasto.

Com essas mudanças, a FIA busca equilibrar a forte performance que os carros de 2026 prometem, com a segurança dos pilotos, evitando excessos de velocidade em circuitos mais críticos.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.