Os comissários explicaram o motivo de Oscar Piastri ter tomado uma penalização tão dura no GP da Inglaterra da Fórmula 1. Neste domingo (6), o australiano precisou pagar 10s por um lance antes da relargada em Silverstone.
Durante um safety-car durante a caótica 12ª etapa da temporada, o australiano estava liderando o pelotão após ter passado o pole-position Max Verstappen. Quando as luzes do carro de segurança se apagaram, então, o titular da McLaren freou bruscamente antes de reacelerar.
Com o spray da chuva e da pista molhada, o tetracampeão da F1 acabou surpreendido pelo lance, ultrapassou momentaneamente o piloto antes de desacelerar para retornar ao segundo posto. Neste momento, reclamou no rádio sobre o movimento.

Por conta disso, Piastri tomou acréscimo de 10s, pagos durante pit-stop, além de dois pontos em sua Superlicença. Inclusive, quando cumpriu a penalização, foi ultrapassado por Lando Norris, que garantiu a vitória em sua corrida caseira.
Após a prova, Oscar expressou o descontentamento com a decisão, mas os fiscais explicaram por que optaram pela penalização severa. “Quando o comissário de pista declarou que o safety-car estava chegando naquela volta e as luzes foram apagadas, o carro #81 freou bruscamente (59,2 psi de pressão de frenagem) e reduziu a velocidade no meio da reta entre as curvas 14 e o 15, de 218 km/h para 52 km/h, obrigando o carro #1 a tomar uma atitude evasiva para evitar uma colisão”, começou o comunicado dos comissários.
“Isso resultou momentaneamente na ultrapassagem inevitável do carro #1 sobre o carro #81, posição que devolveu imediatamente. O Artigo 55.15 do Regulamento Desportivo da FIA exigia que o carro #81 prosseguisse em um ritmo que não envolvesse frenagens erráticas nem qualquer outra manobra que pudesse colocar outros pilotos em perigo a partir do momento em que as luzes do safety-car fossem apagadas”, seguiu.
“O que o carro #81 fez foi claramente uma violação desse artigo. De acordo com as diretrizes de penalidade, impusemos uma penalidade de 10s ao #81″, completou.