F1: Ex-Red Bull aponta Hamilton como chave do mercado de pilotos

O futuro de Lewis Hamilton pode definir os rumos do mercado de pilotos da Fórmula 1, avalia Dan Fallows, ex-chefe de engenharia da Red Bull e da Aston Martin. Segundo ele, a decisão do heptacampeão de seguir ou não na categoria pode gerar efeito dominó nas equipes a partir de 2027.

Hamilton enfrentou um ano difícil em sua estreia pela Ferrari, sem subir ao pódio em nenhuma das 24 corridas, um feito negativo inédito em sua carreira. Com desempenho fraco e o visível descontentamento, os rumores de aposentadoria cresceram e o prazo seria justamente ao final da temporada de 2026.

No podcast James Allen on F1, Fallows afirmou: “Eu ia apostar em Lewis Hamilton como a chave para o mercado de pilotos.” Ele destacou que, apesar das dificuldades, Hamilton ainda é muito capaz. “É fácil colocá-lo na mesma categoria de Fernando Alonso… Ele é alguém que definitivamente pode elevar o nível das performances quando precisa.”

Lewis Hamilton (GBR) Ferrari SF-25 makes a pit stop.
Foto: XPB Images

Mas o engenheiro questiona a motivação do britânico caso não tenha um carro competitivo para perseguir o oitavo título da carreira. “A pergunta para mim é: ele tem o mesmo desejo? Ele tem a mesma vontade de continuar o máximo que puder, se não estiver com um carro 100% competitivo?” Fallows comparou Hamilton a Alonso fora das pistas: “Enquanto Fernando pilota muitos outros carros, ele ainda está muito interessado… Não tenho certeza se Lewis é tão comprometido com as corridas como um todo… Ele quer ser competitivo, quer estar em um carro capaz de conquistar vitórias.”

O jovem Oliver Bearman, da Haas, é apontado como o principal candidato a assumir uma vaga caso Hamilton se retire. Fallows acredita que qualquer decisão viria cedo, para dar tempo à equipe: “Se ele se aposentar, provavelmente dirá isso bem cedo… Ollie Bearman é uma pessoa óbvia para assumir esse lugar, mas pode haver outros”, concluiu.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.