O duas vezes vencedor na Fórmula 1 e ex-piloto da Ferrari, Patrick Tambay, faleceu aos 73 anos, após uma longa doença.
A família de Tambay confirmou a triste notícia à ‘AFP’ no domingo, com o francês tendo sofrido de doença de Parkinson mais tarde na vida.
Tambay teve 114 largadas em seu nome na Fórmula 1 quando correu nas décadas de 1970 e 1980, conquistando duas vitórias para a Ferrari em Hockenheim em 1982 e Imola na temporada seguinte, respectivamente, além de cinco pole-position na carreira.
O piloto nascido em Paris fez sua estreia na Fórmula 1 em 1977, depois de vencer o título de carros esportivos da Can-Am com a Haas Racing, inicialmente participando de uma sessão de treinos com Surtees antes de passar o restante do ano com Theodore.
Mais tarde, ele pilotaria para nomes como McLaren e Ferrari em sua carreira na Fórmula 1, além de conquistar outro título da Can-Am em 1980.
Ele ingressou na Scuderia em circunstâncias trágicas após a morte do amigo próximo Gilles Villeneuve em 1982 – com Tambay também tendo sido padrinho de seu filho e futuro campeão mundial, Jacques.
Tambay alcançaria o quarto lugar no campeonato, o melhor de sua carreira, na temporada de 1983, antes de passar para a Renault após ser substituído na Ferrari por Michele Alboreto. Ele competiu na Fórmula 1 por mais três temporadas antes de deixar a categoria em 1986, participando também das 24 Horas de Le Mans quatro vezes, terminando em quarto lugar em 1989.
Ele também participou do Rally Paris-Dakar em várias ocasiões, terminando duas vezes entre os três primeiros, antes de trabalhar como comentarista para a televisão francesa depois de se aposentar das corridas em tempo integral, além de atuar como vice-prefeito de Le Cannet, no sul da França.
A Ferrari fez uma homenagem a Tambay nas redes sociais em reação à notícia, escrevendo no Twitter: “Estamos todos realmente tristes com a notícia da morte de Patrick Tambay. Ele foi uma das verdadeiras estrelas dos anos 80, vencendo duas corridas com a Scuderia e contribuindo para a conquista dos títulos de Construtores em 1982 e 1983.”
