Helmut Marko não escondeu sua frustração com Lando Norris após a sessão de classificação para o GP de Singapura de Fórmula 1. Embora Max Verstappen tenha conquistado a segunda posição, à frente dos dois carros da McLaren, o consultor da Red Bull Racing acredita que Norris comprometeu a última volta rápida de Verstappen, afetando suas chances de brigar pela pole.
“O que Norris fez foi incompreensível”, disse Marko ao Sky Sports após a sessão. “Já estávamos um décimo e meio à frente de nossa volta anterior, mas ele bloqueou completamente Max nas últimas duas curvas. Para Norris, não havia nada a ganhar com isso, então eu realmente não entendo. Espero que ele simplesmente não tenha olhado no espelho retrovisor. Não posso imaginar que tenha sido intencional”, afirmou.
Esse incidente ocorreu na última tentativa de volta rápida de Verstappen, quando ele se viu atrás do McLaren de Norris, o que o fez travar as rodas e abortar a volta. Ao retornar para os boxes, Verstappen passou ao lado de Norris e fez um gesto claro de desaprovação, antes de reiterar sua frustração na entrevista pós-sessão.

Jenson Button também analisou o episódio: “Com esses carros, você é afetado pelo vácuo de um carro que está dois segundos à frente, o que é um problema, mas é por isso que o piloto precisa se mover imediatamente”, afirmou o ex-piloto e campeão de F1 em 2009. “Acho que Verstappen ficou frustrado porque Norris não se moveu antes da chicane. Ele não é obrigado pelos regulamentos, mas isso claramente prejudicou o desempenho da frente do carro de Max e o tirou da linha ideal”, completou.
