F1: Ecclestone questiona imparcialidade da McLaren após ordens de equipe

Bernie Ecclestone comentou sobre a polêmica envolvendo ordens de equipe da McLaren no GP da Itália, em Monza, sugerindo que a equipe pode estar favorecendo Lando Norris na briga pelo título da Fórmula 1 este ano.

No domingo, Oscar Piastri foi instruído a ceder a posição para Norris após o britânico sofrer um atraso em seu pit stop, totalmente culpa da equipe. A McLaren justificou a decisão como uma medida de justiça para proteger a posição de Norris em relação a Charles Leclerc.

O episódio dividiu opiniões no paddock da categoria. O ex-piloto de F1, David Coulthard, acusou a McLaren de manipular o resultado da corrida, enquanto o também ex-piloto e atual comentarista Martin Brundle, defendeu a decisão, afirmando que qualquer equipe busca que seus pilotos trabalhem de forma harmoniosa.

The podium (L to R): Lando Norris (GBR) McLaren, second; Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing, race winner; Oscar Piastri (AUS) McLaren, third.
Foto: XPB Images

Ecclestone, que foi proprietário da F1 por mais de quarenta anos, questionou se a medida foi realmente justa para Piastri: “Eles continuam falando sobre justiça. Mas é justo que Piastri seja penalizado por um erro da equipe? Não. Você vai percebendo aos poucos que a McLaren prefere um campeão chamado Lando Norris. Erros como pit stops lentos, falhas de motor ou suspensão podem ter se tornado menos comuns, mas ainda fazem parte do esporte”, afirmou o britânico de 94 anos.

Com oito etapas restantes, Norris e Piastri estão separados por apenas 31 pontos no campeonato de pilotos, depois que Piastri assumiu a liderança desde o GP da Arábia Saudita.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.