Bernie Ecclestone, ex-proprietário da Fórmula 1, afirmou que a McLaren tem dado preferência a Lando Norris na disputa interna pelo campeonato de pilotos nesta temporada. O britânico lidera atualmente o campeonato de pilotos após superar o companheiro Oscar Piastri, que vive uma fase mais difícil nas últimas corridas.
Norris assumiu a liderança do campeonato, por apenas um ponto de vantagem, após vencer de forma dominante o GP do México, enquanto Piastri terminou apenas na quinta posição, ampliando uma sequência em que o australiano tem sido superado constantemente pelo companheiro de equipe.
Para Ecclestone, a escolha da McLaren é motivada mais por razões de imagem do que por desempenho puro: “A McLaren prefere o piloto inglês, Norris”, afirmou Ecclestone ao sport.de. “Ele tem mais carisma e apelo de marketing para a equipe, aparece mais nas câmeras e na mídia. Provavelmente é por isso que isso é melhor para a McLaren”.
A disputa entre os dois pilotos tem sido marcada por tensão, especialmente após episódios como as ordens de equipe em Monza e o leve toque de Norris na largada em Singapura, que terminou com os dois abandonando a corrida Sprint. A equipe, no entanto, diz que seus pilotos seguem as ‘regras papaya’, acordo interno que define como devem agir na pista para evitar conflitos diretos.

Ecclestone acredita que essa dinâmica tem incomodado Piastri: “Dá para perceber que Piastri está irritado e cansado dessa situação, e que as conversas sobre isso o incomodam. A pressão está aumentando, e ele está frustrado por não conseguir mais vencer corridas com facilidade, enquanto Norris é claramente favorecido dentro da equipe”, completou o ex-dirigente.
Com poucas corridas restantes e a diferença entre os dois muito apertada, a rivalidade interna promete seguir como um dos principais pontos de tensão na reta final da temporada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo de Fórmula 1 in loco, com os jornalistas Gabriel Gavinelli e Nathalia De Vivo.
