F1: Ecclestone critica Horner e aponta erro em sua gestão na Red Bull

Bernie Ecclestone, ex-chefão da Fórmula 1 e aliado de longa data de Christian Horner, não poupou críticas ao agora ex-chefe da Red Bull Racing, demitido esta semana após vinte anos no comando da equipe. Em entrevista ao jornal The Telegraph, o britânico de 94 anos foi direto ao comentar a conduta de Horner diante do escândalo que envolveu acusações de assédio e comportamento inadequado no início de 2024.

“Esse negócio em que ele se meteu há dezoito meses… ele foi um idiota”, afirmou Ecclestone. “Era um homem de cinquanta anos achando que tinha vinte, achando que era um dos garotos.”

Horner foi afastado após um período de forte instabilidade interna e queda de desempenho da Red Bull. Mesmo tendo sido inocentado das acusações formais em investigação interna realizada pela própria equipe, a crise afetou a gestão e contribuiu para a saída de figuras importantes do time.

F1 2024, Fórmula 1, Arábia Saudita, Jeddah
Foto: XPB Images

Ecclestone também criticou a forma como o caso foi tratado internamente: “Seria melhor se tivessem dito: ‘Entre, Christian, sente-se’. Mas no fim das contas, havia gente que achava que ele estava se achando dono de tudo. Ele fazia o que queria, e enquanto entregava resultados, todos fechavam os olhos. Quando parou de entregar, começaram a olhar para ele.”

Sobre a estrutura de comando da Red Bull, Ecclestone afirmou que Horner perdeu espaço em meio a disputas de poder: “Foi uma bagunça. Se sou o CEO, quero estar no controle. Quando não pode fazer o que acha certo, não dá. Não dá para meio comandar algo. Tem que ter uma pessoa que liga e desliga a luz.”

O ex-dirigente da F1 também afirmou que Horner resistiu à sugestão de se afastar da parte comercial e atuar apenas como chefe de equipe: “Ele dizia: ‘Sou o CEO’. Mas são poucos os executivos que conseguem fazer tudo, engenharia, relações públicas… Ele comandava tudo como achava certo”, acrescentou.

Ecclestone concluiu reconhecendo o legado esportivo de Horner, mas ponderando que os tempos mudaram: “Ele venceu muitos campeonatos, estava acostumado a ganhar. Mas não é fácil quando você para de vencer, e sabe que não é totalmente sua culpa”, completou o britânico.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.