O jovem piloto Alex Dunne, de dezenove anos, anunciou nesta quinta-feira (02) sua saída do programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren, surpreendendo o paddock da Fórmula 1 às vésperas do GP de Singapura. O irlandês, atualmente destaque na Fórmula 2, deixou nas entrelinhas que um novo passo importante em sua carreira pode estar próximo.
“A partir de hoje decidi, em comum acordo com a equipe, encerrar minha participação no programa de desenvolvimento de pilotos da McLaren”, escreveu Dunne em suas redes sociais. “Gostaria de agradecer a cada pessoa na McLaren que me ajudou a evoluir como piloto. Ter minha primeira oportunidade em um carro de F1, seguida de duas sessões de treinos livres, é algo que sempre guardarei com muito carinho. Desejo tudo de melhor para o futuro da ‘família papaya’.” O texto veio acompanhado de um emoji de ‘olhos’, sinalizando novidades no horizonte.
Segundo informações de bastidores, Dunne estaria próximo de assinar com o programa de jovens talentos da Red Bull Racing, o que abriria caminho para um futuro na equipe-irmã Racing Bulls, possivelmente em 2027, após uma segunda temporada na F2 em 2026.
A McLaren, por sua vez, reforçou em comunicado que a decisão foi amigável: “Foi um prazer trabalhar com Alex no último ano e contribuir para seu crescimento como piloto. Desejamos todo o sucesso para sua carreira daqui em diante.” Sem vagas no time principal, já que Lando Norris e Oscar Piastri têm contratos de longo prazo, o futuro de Dunne como piloto titular na McLaren estava limitado.

O comentarista da Sky Sports F1, David Croft, analisou a saída como ‘uma grande surpresa’. “A McLaren tinha grandes esperanças para Alex Dunne, e por que não? Eles o descreveram como um diamante a ser lapidado. Ele tem enorme capacidade, é um talento brilhante. Não acho que a McLaren queria perder Dunne, mas apesar das opções colocadas na mesa para Alex e sua família, não houve acordo”, disse ele.
Croft acredita que Dunne irá permanecer em evidência no paddock da categoria: “Ele estará na F2 no próximo ano e acho que em algum momento estará na Fórmula 1, talvez como piloto reserva já na próxima temporada. A Red Bull está buscando novos nomes para seu programa e não me surpreenderia se Alex Dunne acabasse nesse grupo”, completou.
Com seu desempenho chamando atenção e possivelmente com portas abertas em outro gigante da categoria, Dunne se diz ‘muito empolgado para o que vem por aí’, sinalizando que sua trajetória rumo à Fórmula 1 está apenas começando e parece já estar definida no curto prazo.
