F1: Declaração de Verstappen teria desmotivado engenheiros da Red Bull

Max Verstappen, tetracampeão de Fórmula 1, gerou controvérsia após declarações feitas durante o final de semana do GP da Hungria, nas quais afirmou que não conquistaria mais vitórias na temporada 2025. Sua afirmação, considerada impactante, pode ter desmotivado os engenheiros da Red Bull Racing, que enfrentam desafios técnicos no desenvolvimento do carro.

Verstappen, que teve apenas duas vitórias até o momento este ano e está a 97 pontos de desvantagem para o líder do campeonato, Oscar Piastri da McLaren, expressou sua frustração com o desempenho da Red Bull. Ele apontou que a McLaren superou sua equipe como o carro mais rápido do grid, um processo que já vinha sendo sentido desde o ano passado.

A declaração de Verstappen foi analisada por especialistas, como a ex-engenheira de estratégia da Aston Martin e atual comentarista de F1, Bernie Collins, que afirmou à Sky Sports, que tal mensagem não ajuda a motivar a equipe: “Nenhum piloto diz: ‘Não vamos vencer nada este ano’, para motivar a equipe. Isso é muito desmotivador para um engenheiro, isso realmente deve afetá-los”, afirmou Collins, indicando que se participasse da equipe técnica, sentiria o impacto negativo dessas palavras.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing.
Foto: XPB Images

No entanto, Collins acredita que Verstappen esteja tentando comunicar ao time, de forma contundente, sua insatisfação com o carro atual: “Max está usando isso como uma maneira poderosa de dizer à equipe que ele realmente não está feliz, e algo precisa mudar no carro para que ele fique satisfeito”, disse ela. A expectativa é de que essa pressão sirva para impulsionar os engenheiros a resolverem os problemas fundamentais do carro, especialmente em vista dos novos regulamentos da temporada 2026.

O carro RB21 tem sido problemático durante toda a temporada, com Verstappen sendo o único piloto a conseguir algum destaque, enquanto Liam Lawson e depois Yuki Tsunoda, não conseguiram se adaptar bem ao fraco desempenho do carro. A equipe também passou por mudanças, incluindo a saída de Christian Horner e a chegada de Laurent Mekies como novo chefe da equipe.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.