David Coulthard acredita que a luta pelo título na Fórmula 1 em 2025 entre Oscar Piastri e Lando Norris, pode ser comparada à batalha épica entre Lewis Hamilton e Max Verstappen na temporada de 2021. O ex-piloto escocês destacou que, assim como em 2021, quando Hamilton e Verstappen ‘correram como campeões mundiais’, apenas um deles poderia levar o título para casa, e o mesmo se aplica à disputa interna entre os dois pilotos da McLaren.
Para Coulthard, a situação atual entre Piastri e Norris reflete a intensidade e a rivalidade da temporada de 2021. Com apenas nove pontos separando os dois pilotos na classificação, a disputa pelo título está muito acirrada. Piastri, com sua carreira de sucesso nas categorias juniores, busca alcançar o auge na Fórmula 1, enquanto Norris, já com mais experiência, está determinado a transformar sua primeira chance ao título em vitória.
“Se fosse uma competição de meio campeonato, Oscar já teria vencido. Não acho que alguém possa dizer que ele não merece estar na liderança. Ele estava liderando antes do incidente com os dois carros da McLaren no Canadá”, disse Coulthard. No entanto, o escocês reconhece que Norris ainda tem chances de reverter a situação e conquistar o título na segunda metade da temporada, algo que seria feito contra um piloto talentoso em seu terceiro ano na F1.
Coulthard comparou a disputa interna na McLaren à rivalidade entre Hamilton e Verstappen, mencionando que ambos os pilotos merecem o título, mas apenas um deles poderá sair vitorioso: “Acho que a McLaren tem lidado muito bem com a situação, pois ambos os pilotos são mais comedidos em comparação com os pilotos de outras equipes, o que facilita a convivência”, disse Coulthard, destacando ainda que este pode ser o momento único para McLaren brigar por um título, já que 2026 é mais incerto, devido aos novos regulamentos da categoria que entrarão em vigor no próximo ano.

Sobre a rivalidade em si, Coulthard também apontou que, ao contrário de Hamilton e Verstappen, a disputa entre Piastri e Norris tem sido mais limpa, sem grandes confrontos ou polêmicas. O único incidente notável ocorreu no GP do Canadá, quando Norris, tentando ultrapassar Piastri, acabou batendo no carro do companheiro de equipe e depois na parede, abandonando a prova.
“Previ que os dois pilotos da McLaren acabariam se envolvendo em um incidente, porque já estive nessa situação antes. Eu colidi com Mika Häkkinen, ele também colidiu comigo”, lembrou Coulthard, reforçando que, à medida que a pressão cresce e a disputa pelo título se intensifica, esses tipos de situações se tornam inevitáveis.
No entanto, Coulthard está impressionado com a forma como ambos os pilotos têm lidado com a rivalidade, dizendo que a disputa pode se estender até a última corrida, em Abu Dhabi, assim como aconteceu com Hamilton e Verstappen em 2021.
