F1: Conheça Gianpiero Lambiasi, engenheiro que ‘discutiu’ com Verstappen na Bélgica

Max Verstappen teve uma vitória sem grandes sustos no GP da Bélgica da F1. Entretanto, se a corrida parecia tranquila na pista neste domingo (30), no rádio com seu engenheiro de corrida, as coisas pareciam um pouco mais agitadas.

Gianpiero Lambiasi, nascido em Londres e formado em Cambridge, é o engenheiro que trabalha com o holandês. Sua jornada na categoria começou ainda em 2005 na Jordan, se mantendo no time até se tornar Force India – exercia a função com Giancarlo Fisichella, Paul di Resta e Sergio Pérez.

Em 2014, então, chegou à Red Bull para ser o engenheiro de Daniil Kvyat, mas o russo perdeu sua vaga apenas 23 corridas mais tarde, sendo substituído então por Max. Portanto, GP, como também é conhecido, está ao lado do bicampeão durante toda sua caminhada de sucesso na categoria – em 2022, foi promovido a engenheiro de corrida.

Acontece que a relação da dupla parece entrar em um terreno um pouco mais sensível. Desde o início do final de semana do GP da Bélgica da F1, os dois estavam trocando farpas e na classificação, Verstappen chegou a se desculpar pelo modo que falou no rádio após dizer que estava pouco se fo***do [que havia ido ao Q3] e que foi uma execução de m**da, e ouviu um ‘estou começando a me acostumar com você, Max’, como resposta.

Na corrida, então, mais uma vez os comentários ríspidos foram notados na transmissão. O engenheiro falou para o competidor usar sua cabeça após alto desgaste dos pneus, e ouviu de resposta ‘poderia acelerar mais um pouco e fazer outra parada, fazer um treininho de pits-top?’. Não, não dessa vez, Max, respondeu.

Em outro momento, Verstappen questionou uma decisão do profissional, que disse para seguir suas instruções. Mais uma vez fazendo perguntas no rádio, o bicampeão apenas ouviu ‘siga minhas instruções e confie em mim, Max’.