F1: Com pole em Monza, Verstappen superou recorde de Hamilton

Max Verstappen escreveu mais um capítulo histórico na Fórmula 1, ao conquistar a pole position para o GP da Itália, neste sábado (6). O holandês da Red Bull Racing não apenas superou Lando Norris por 0s077 no circuito de Monza, como também registrou a volta mais rápida na história da categoria nesse circuito.

Com o tempo de 1min18s792, Verstappen quebrou o recorde de Lewis Hamilton, que havia estabelecido 1min18s887 em 2020 com a Mercedes. O resultado também significou sua primeira pole desde Silverstone, em julho, e o fez ultrapassar Sebastian Vettel na marca de poles pela Red Bull, chegando a 46. Além disso, sua volta representou a maior velocidade média já registrada na F1: 264,681 km/h.

“Esses carros são muito bons em alta velocidade e rápidos de reta. Claro que nas curvas lentas perdemos em comparação com a geração anterior. Em alguns circuitos é possível bater recordes de volta. Honestamente, nem pensei nisso quando cruzei a linha, mas é legal. O novo asfalto e as zebras ajudaram um pouco. Ainda acho que a Mercedes de 2020 seria mais rápida se corresse aqui hoje”, afirmou o tetracampeão.

Max Verstappen (NLD) Red Bull Racing RB21.
Foto: XPB Images

A performance foi elogiada pelo ex-piloto e campeão na F1 em 2016, Nico Rosberg: “Sabemos que ele (Verstappen) é um dos cinco maiores pilotos da história da F1. Voltas como a de hoje provam isso. É inacreditável o que ele consegue fazer. Não acho que o carro estivesse à altura da pole, mas ele fez mágica no momento decisivo, sob pressão, com uma volta perfeita”, destacou.

Jamie Chadwick, pilota na European Le Mans Series e comentarista de F1, reforçou a imprevisibilidade do holandês: “Sempre achamos que ele não vai chegar lá, mas nunca dá para descartá-lo. É impressionante como, em sessões tão apertadas, ele encontra o que precisa no Q3. Tudo precisa ser perfeito, e ele sabe extrair exatamente isso quando importa”, finalizou a tricampeã da W Series.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.