O argentino Franco Colapinto comentou, nesta quinta-feira (18), durante o dia de mídia do GP do Azerbaijão, em Baku, sobre os rumores envolvendo seu futuro na Fórmula 1 e como tem lidado com a pressão nas últimas etapas do campeonato. Segundo o piloto da Alpine, os boatos não afetam sua concentração e ele está totalmente voltado para sua evolução nas pistas.
“Não, tem havido muitos rumores, e eu realmente não presto muita atenção neles. Estou acostumado com isso, e é apenas parte do esporte. Fórmula 1, qualquer esporte é assim, e os atletas precisam se acostumar, eu acho”, disse Colapinto, ao ser questionado se os rumores recentes atrapalham sua concentração.
O jovem, que ainda não marcou pontos para o time francês, ressaltou que o foco continua sendo o seu desempenho individual e os resultados da equipe. “Estou apenas tentando me concentrar corrida após corrida e manter o foco no meu próprio desempenho. Não temos alcançado os resultados que queremos como equipe, e estou totalmente focado nisso.”

Sobre seu futuro, Colapinto reconheceu que a permanência na Alpine em 2026 não depende apenas dele. “Não é uma decisão minha. Estou apenas feliz com onde estou agora, mais feliz do que antes, claro, e trabalhando bem com a equipe. Era isso que eu queria. Estou meio que alcançando todos os aspectos pessoais ou metas que eu tinha desde o início, e agora estou me aproximando disso e as conquistando.”
Colapinto é, no grid atual, o único piloto que ainda não marcou pontos nesta temporada. Apesar disso, apresentou uma evolução nas últimas etapas, com destaque para o 11º lugar em Zandvoort, ficando próximo da zona de pontuação. A atuação rendeu elogios de Flavio Briatore. Na etapa seguinte, em Monza, Colapinto não repetiu o bom resultado e terminou em 17º.
Recentemente o dirigente italiano confirmou que ainda não tomou uma decisão sobre a segunda vaga da Alpine para 2026, mas sinalizou estar disposto a manter o argentino ao lado de Pierre Gasly.
