F1: Carlos Sainz recua e explica crítica sobre câmeras após GP de Singapura

Carlos Sainz esclareceu suas críticas à transmissão televisiva da Fórmula 1 após o GP de Singapura e admitiu que a menção às namoradas dos pilotos “deu um tempero” a mais ao comentário. O piloto da Williams havia reclamado da falta de atenção às disputas em pista, sugerindo que a direção de imagem focou demais em celebridades e acompanhantes, em vez de mostrar ultrapassagens e batalhas importantes.

Durante a corrida em Marina Bay, Sainz saiu da 18ª posição para terminar em décimo, mas grande parte de sua escalada não foi mostrada na transmissão oficial. O mesmo aconteceu com a perseguição de Fernando Alonso a Lewis Hamilton nas voltas finais. A Fórmula 1 é responsável por produzir a transmissão internacional, que é usada por emissoras de todo o mundo, como a Sky Sports, sem que elas possam fazer cortes ou edições próprias.

Duas semanas depois, Sainz recuou no tom da crítica e ressaltou que, de forma geral, considera a transmissão da categoria boa, classificando Singapura como um caso isolado. “Acho que, como sempre, meus comentários foram um pouco exagerados, e o fato de eu ter mencionado as namoradas ou WAGs trouxe um pouco de tempero ao comentário e acabou viralizando mais no mundo todo”, afirmou.

Carlos Sainz (ESP) Atlassian Williams Racing FW47.
Foto: XPB Images

“Na verdade, era para ser apenas uma crítica simples. Ficou claro em Singapura que a transmissão não fez um bom trabalho, enquanto em outras corridas eles mostram coisas incríveis, com ótimas imagens e ação em pista. Para mim, Singapura não foi boa, mas eu também tenho fins de semana ruins. Todo mundo tem o direito de criticar, e foi só isso que eu fiz”, completou o piloto.

Sainz reforçou que não quis atacar pessoalmente os profissionais responsáveis pela cobertura televisiva. “Isso não significa que eu esteja criticando a maneira como eles fazem o trabalho. Singapura é uma corrida difícil para ultrapassar, e perdemos muitas batalhas na pista. Na hora, mencionei as namoradas, mas olhando agora, elas nem foram mostradas tanto assim. A transmissão focou mais no duelo entre Lando Norris e Max Verstappen, como se fosse acontecer um acidente ou uma ultrapassagem.”

“Quando você assiste novamente, vê que nunca ia acontecer nada ali. Espero que eles não tenham levado para o lado pessoal ou ficado chateados. Foi só uma crítica simples, porque Singapura, naquele dia, não foi boa o suficiente”, disse Sainz.

A Fórmula 1 tem investido fortemente em transmissões televisivas para atrair novos públicos e ampliar a experiência dos fãs. A direção de imagem costuma alternar entre as disputas na pista, imagens de bastidores e celebridades presentes nos circuitos. Porém, Singapura gerou reclamações não apenas de Sainz, mas também de torcedores que sentiram falta de mais imagens das batalhas no pelotão intermediário.

A próxima etapa da temporada 2025 será o GP dos Estados Unidos, no Circuito das Américas, em Austin, no Texas. A corrida está marcada para este domingo (19), com largada às 16h00 (horário de Brasília). O F1MANIA.NET acompanha todas as sessões em tempo real, o F1 TV Pro transmite ao vivo com imagens, e a Band exibe a corrida ao vivo em TV aberta.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.