F1: Campeão da Super Formula fará teste com a Haas em Silverstone

O atual campeão da Super Formula japonesa, Sho Tsuboi, terá uma nova oportunidade de pilotar um carro de Fórmula 1 com a Haas. O japonês participará de um teste TPC (teste com carros antigos) no circuito de Silverstone, onde nunca pilotou antes. Tsuboi, campeão em 2024 na categoria, lidera a disputa do título na Super Formula em 2025 com oito pontos de vantagem, e também está à frente no campeonato da Super GT, no qual é tricampeão. Ele já conquistou os títulos da Fórmula 3 e da Fórmula 4 japonesas.

Em agosto, Tsuboi fez seu primeiro teste em um carro de F1, pilotando o Haas VF-23 no Fuji Speedway. Na ocasião, marcou uma volta a menos de dois décimos do recorde de Felipe Massa de 2008, desempenho que chamou atenção da equipe. O piloto de trinta anos também fez recentemente sua estreia no Nordschleife-Nurburging, circuito com mais de 20 km de extensão, ampliando seu repertório em provas de endurance. Como piloto de fábrica da Toyota, seu futuro deve permanecer ligado à marca.

F1 2024, Fórmula 1, Bahrein, Sakhir
Foto: XPB Images

O chefe da Haas, Ayao Komatsu, destacou que Silverstone será um verdadeiro desafio para Tsuboi: “Acho que o teste real para ele será sair do ambiente japonês com o qual está familiarizado e ver o quão rápido consegue se adaptar a uma pista onde não tem experiência. Neste momento, eu diria que ele está indo bem. Fez centenas de voltas em Fuji, mas ao pilotar o carro da F1, disse que não podia acreditar no quanto há de aderência nas curvas de alta. Especialmente entrando na curva 1, não me lembro exatamente o quanto ele estava mais rápido do que na Super Formula, mas provavelmente cerca de 30 km/h, e podia frear muito mais tarde. A performance de frenagem é muito diferente, mas depois do choque inicial, ele se adaptou incrivelmente rápido”, afirmou Komatsu.

Outro japonês ligado à Haas, Ryo Hirakawa, também voltará a pilotar pela equipe. Piloto reserva do time este ano, ele testou em Fuji junto de Tsuboi e já participou de TL1s no GP da Espanha pela Haas e no GP do Japão pela Alpine. Hirakawa tem carreira sólida no endurance, com dois títulos no WEC, uma vitória em Le Mans e também um título da Super GT.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.