A Cadillac revelou que Sergio Perez já começou a influenciar diretamente o desenvolvimento do carro que a equipe levará ao grid da Fórmula 1 em 2026. Livre de vínculos contratuais após sua saída da Red Bull Racing no final da temporada passada, o mexicano tem trabalhado intensamente no simulador da Cadillac e solicitou ajustes importantes, incluindo alterações no sistema de direção assistida.
Pat Symonds, consultor executivo de engenharia da equipe e ex-engenheiro de times como Benetton, Williams e Renault, detalhou o impacto imediato da participação de Perez: “Checo já esteve no simulador, já que não tem laços com outras equipes no momento. Tivemos reuniões com ele e recebemos o tipo de feedback que só um piloto pode dar. Por exemplo, o grupo de Eric (Warren) está projetando a direção assistida, e Checo disse no simulador: ‘Não, quero uma sensação um pouco diferente na direção’. Isso é ótimo, porque a equipe pode ajustar exatamente como ele deseja”, afirmou.
A Cadillac fará sua estreia na F1 utilizando unidades de potência da Ferrari, enquanto prepara seu próprio motor para 2028. O time contará com uma dupla experiente: Perez e Valtteri Bottas, que segue vinculado à Mercedes como piloto reserva até o fim da atual temporada.

Symonds destacou que, mesmo com a limitação contratual, Bottas também tem colaborado: “A Mercedes tem sido muito prestativa, permitindo que definíssemos alguns pontos, como preferências para o volante e outros detalhes”, acrescentou.
O engenheiro destacou ainda a importância de contar com dois pilotos experientes na Fórmula 1, no início da trajetória da equipe: “Temos muita sorte por ter dois pilotos experientes, porque a carga de trabalho para o próximo ano não será pequena. As mudanças no regulamento no próximo ano, irão tornar as corridas mais táticas, exigindo pilotos capazes de pensar durante a prova e ao mesmo tempo gerenciar pneus e todos os outros fatores. Ter dois pilotos desse nível, que esperamos que não batam com frequência, é uma grande vantagem para uma equipe nova”, finalizou Symonds.
