A McLaren tem trabalhado ativamente para manter a harmonia entre Lando Norris e Oscar Piastri durante a temporada 2025 da Fórmula 1, com os dois pilotos disputando suas primeiras chances de título na categoria. Zak Brown, CEO da equipe, explicou como a transparência e a comunicação aberta têm sido fundamentais para evitar que a rivalidade entre os dois evolua para um conflito.
Uma das principais estratégias adotada pela McLaren, é garantir que seus pilotos não descubram novidades sobre o carro ou decisões de atualizações pela imprensa: “É tudo sobre transparência, ser justo, ser equitativo”, disse Brown em uma entrevista. Quando há atualizações no carro e nem todas as peças estão disponíveis para ambos os pilotos, a equipe sempre explica a razão dessa escolha, assegurando que um piloto não fique sabendo de uma mudança enquanto o outro já a recebeu. Brown destacou que, se um piloto é favorecido em uma corrida, o outro recebe a garantia de que, na próxima oportunidade, terá acesso à mesma atualização.
Até o momento, a rivalidade entre Norris e Piastri tem sido bem controlada, com apenas um incidente no GP do Canadá sendo rapidamente resolvido graças a uma desculpa de Norris, que assumiu total responsabilidade pela colisão entre os dois. A disputa no campeonato está cada vez mais acirrada, com Piastri mantendo uma vantagem de nove pontos, embora Norris tenha encurtado a diferença ao vencer três das últimas quatro corridas.

Brown está ciente de que a gestão dessa dupla de pilotos se tornará mais difícil à medida que a temporada avança, com as últimas dez corridas sendo decisivas para o título de 2025. No entanto, ele acredita que a comunicação aberta ajudará a evitar que as tensões aumentem: “Eles são bons caras. Estamos muito felizes, temos a melhor dupla de pilotos”, afirmou Brown, elogiando também a educação e o comportamento dos dois.
Brown afirmou que a McLaren está pronta para lidar com o aumento da pressão, sem temer a possibilidade de tensão, destacando que, até agora, a equipe tem conseguido resolver qualquer problema rapidamente, mantendo o foco nas vitórias e no desenvolvimento conjunto.
