F1: Briatore descarta Mick Schumacher para vaga na Alpine

As chances de Mick Schumacher retornar à Fórmula 1 sofreram novo revés. Flavio Briatore, consultor executivo da Alpine, afirmou que o alemão não está na lista de opções da equipe para ocupar uma vaga no time em 2026.

Schumacher, de 26 anos, atualmente corre no WEC com a Alpine, enquanto mantém o objetivo de voltar ao grid da F1. Apesar disso, Briatore foi direto ao ser questionado sobre a possibilidade de aproveitá-lo: “Ele não está na nossa lista”, afirmou ao Auto, Motor und Sport.

A Alpine já garantiu Pierre Gasly até 2028, mas ainda não definiu seu companheiro de equipe para 2026. Franco Colapinto assumiu a vaga de Jack Doohan no início do ano e vem alternando desempenhos, o que não convenceu completamente Briatore: “Doohan teve muitos acidentes. Colapinto também foi decepcionante no começo. Pensamos que ele faria melhor. Agora está começando a se adaptar. Conhece mais o carro e se sente mais confortável”, disse o dirigente, que destacou a pressão sobre novatos em equipes de fábrica: “Olhando para trás, subestimamos a pressão a que esses jovens estão expostos. A Alpine é uma equipe de fábrica, a pressão é ainda maior. Multiplica-se em uma temporada difícil. Pilotos estreantes encontram mais facilidade em times pequenos. Veja (Isack) Hadjar e (Gabriel) Bortoleto”, afirmou.

Flavio Briatore (ITA) Alpine F1 Team Executive Advisor in the FIA Press Conference.
Foto: XPB Images

Curiosamente, a Alpine deixará de ser equipe oficial a partir de 2026, tornando-se cliente de motores da Mercedes em meio às mudanças de regulamento no próximo ano. Briatore, porém, acredita que isso pode ajudar no reposicionamento do time, que no momento está na última posição no campeonato de construtores, com seus vinte pontos conquistados por Gasly.

Sobre o futuro, Briatore mantém o leque aberto: “Ainda estou aberto para a segunda vaga. Talvez eu devesse contratar um piloto da Fórmula E? Mas falando sério, estamos abertos. Os dois pilotos experientes disponíveis vão para a Cadillac (Valtteri Bottas e Sergio Perez). Vamos ver como nossos jovens se saem no resto da temporada. Temos Colapinto, temos (Paul) Aron, e também voltaremos a testar com (Jack) Doohan”, completou.

Assim, enquanto Bottas e Perez já têm futuro definido e os jovens seguem sendo avaliados, Mick Schumacher segue fora dos planos da Alpine e mais distante de um retorno à Fórmula 1.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.