O GP do México da F1 vai contar com um evento preliminar bastante especial. Antes da prova no Autódromo Hermanos Rodriguez, lendas que marcaram a Indy irão se juntar em uma prova da Copa de Lendas Freightliner.
Entre campeões internacionais e vencedores de corridas, os 12 competidores que estarão no grid marcaram a história do automobilismo norte-americano entre os anos 1990 e 2000. No rol, há até quem triunfou na tradicional 500 Milhas de Indianápolis.
Então, as lendas do esporte a motor estadunidense voltarão às pistas para pilotar um carro da Gran Turismo México Series. Todas as máquinas serão iguais e contarão com um motor V8 de 500 cv de potência, capaz de atingir 275 km/h.
O autódromo mexicano recebeu a Champ Car entre os anos de 2002 e 2007. Paul Tracy, que vai competir no final de semana, foi o único da competição das lendas que chegou a vencer uma prova no país.
Confira a lista dos pilotos:
Adrián Fernández (México)
Alex Tagliani (Canadá)
Bruno Junqueira (Brasil)
Casey Mears (EUA)
Luis ‘Chapulín’ Díaz (México)
Mario Domínguez (México)
Mark Blundell (Reino Unido)
Max Papis (Itália)
Michel Jourdain Jr. (México)
Oriol Servià (Espanha)
Paul Tracy (Canadá)
Roberto González (México)
“Antes de receber a F1 no México, costumávamos promover a Champ Car no Autódromo Hermanos Rodríguez e era tão grande quanto a F1 é atualmente. Ser capaz de reunir essas lendas para um evento aqui no México é um privilégio para nós e os fãs mexicanos”, disse Federico González, diretor-geral do GP do México.
“Temos certeza de que a Copa das Lendas vai ser um evento de sucesso durante a corrida desse ano. Vai ser um evento bastante especial que vai reunir ótimos pilotos que nos deram momentos inesquecíveis no passado”, completou.
Bruno Junqueira, o representante brasileiro do grid, chegou a ser piloto de testes da Williams e foi campeão nas Fórmula 3000 e 2000. Depois, correu na CART, onde foi o estreante do ano em 2001, e foi vice-campeão em 2002, 2003 e 2004 com a Newman/Haas. Em 2019, se aposentou das pistas.
