Gabriel Bortoleto mais uma vez passou ao Q3 e vai largar da décima colocação no GP da Bélgica da Fórmula 1. Na classificação feita neste sábado (26), o brasileiro voltou a ter uma sessão bastante positiva e encerrou o dia com o tempo de 1min42s387.
Para a tomada de tempos em Spa-Francorchamps, o tempo seguia bom e firme, mas menos ensolarado do que na corrida Sprint. O asfalto chegava a 37ºC e o termômetro chegava a 22ºC, com a umidade já na casa de 56%.
Na corrida Sprint de mais cedo, inclusive, Gabriel largou da décima posição e cruzou a linha de chegada em nono. Após a prova, então, comemorou terminar dentro do top-10 – entretanto, na Sprint apenas os oito primeiros pontuam.

Q1
Então, pitlane aberto e os pilotos liberados para os primeiros 18 minutos de sessão em Spa-Franforchamps. Nos primeiros instantes, entretanto, Bortoleto não deixou os boxes – Nico Hülkenberg, quando saída da garagem, levou um toque de Lance Stroll e precisou trocar a asa dianteira.
Com cinco minutos já rodados, então, o brasileiro da Sauber saiu dos boxes para as primeiras voltas de instalação. Neste momento, apenas Oscar Piastri e Lando Norris haviam feito tempo rápido.
Quando completou seu primeiro giro usando pneu macio novo, o titular do carro #5 fez 1min42s851, se colocando em quinto. Entretanto, com os demais competidores também completando suas voltas, caiu para o último posto da tabela.
Com menos de 2 minutos para a bandeira quadriculada do Q1, Gabriel estava na pista para sua tentativa de melhorar a marca. Quando completou, foi para décimo, mas acabou caindo aos poucos.
Na bandeira quadriculada, então, Bortoleto acabou empurrado para 16º. Entretanto, Lewis Hamilton teve sua volta deletada por limite de pista na curva 4 e, com isso, o piloto conseguiu avançar para o Q2.

Q2
Com o início da segunda fase da classificação, os pilotos teriam 15 minutos para tentar se colocar entre os dez mais velozes. Após quase quatro minutos, Bortoleto deixou o box da Sauber.
Quando completou sua primeira tentativa calçando pneu macio, Bortoleto era o 12º com 1s347 mais lento que Piastri, o mais rápido do momento. Hülkenberg vinha em 11º.
Com menos de 1 minuto para o encerramento do Q2, Gabriel vinha em uma nova tentativa de melhorar sua marca. O competidor ainda estava em 12º e a apenas 0s220 de Liam Lawson, o décimo.
No cronômetro zerado, então, Bortoleto conseguiu se colocar na sétima colocação ao fazer 1min41s336. Entretanto, as coisas ainda mudavam com os competidores completando suas voltas.
Sem mais ninguém melhorar, o brasileiro da Sauber conseguiu passar para o Q3 na nona colocação – Hülkenberg acabou ficando no Q2 e vai largar em 14º.
Q3
Chegou o momento da última fase da classificação do GP da Bélgica da Fórmula 1. Para o Q3, os competidores teriam dez minutos para suas voltas e, assim, definir suas posições.
Com pouco mais de seis minutos para o encerramento da sessão em Spa-Francorchamps, Gabriel conseguiu completar uma volta, mas teve seu tempo deletado por limite de pista na curva 10.
Entrando na fase final da classificação, então, o competidor estava de volta aos boxes.
Agora, com menos de 2 minutos para a quadriculada, todos os pilotos deixaram o pitlane e foram para a pista para as últimas tentativas. Neste momento, Norris era o pole provisório e Bortoleto seguia em décimo.
Encerrada a classificação, Bortoleto ficou com o décimo posto de saída do GP da Bélgica da Fórmula 1, dividindo a quinta fila com Liam Lawson, o nono.
A largada da 13ª etapa da temporada 2025 acontece no próximo domingo, 27, às 10h no horário de Brasília.
