Gabriel Bortoleto começou o final de semana do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 em 14º. No primeiro treino livre realizado nesta sexta-feira (19), o brasileiro chegou a sofrer um susto, mas anotou o tempo de 1min44s087.
Baku marca a 17ª etapa da temporada 2025. Inclusive, para a prova de rua, o brasileiro destacou a importância de conseguir uma boa classificação pelas características da pista.
Então, bandeira verde e treino liberado no Azerbaijão. Assim como de costume, o titular da Sauber não demorou para deixar os boxes e dar as primeiras voltas de instalação.
Com pouco menos de cinco minutos rodados em Baku, então, o brasileiro provocou a primeira bandeira amarela da sessão. O piloto acabou passando reto na curva, mas logo conseguiu retornar para a sessão, sem ter cometido nenhuma colisão.

Quase 10 minutos já haviam sido completados no primeiro treino livre do final de semana e após o primeiro susto da sessão, o titular da Sauber aparecia na 15ª colocação, o último entre aqueles que já fizeram volta rápida.
Então, com 46 minutos ainda restantes no relógio, uma bandeira vermelha se fez necessária por detritos na pista. Neste momento, com o pneu macio, Gabriel aparecia na 14ª colocação a 2s447 mais lento que o ponteiro.
Com 42 minutos, então, a bandeira verde tremulou, mas logo na sequência uma bandeira amarela se fez necessária. Pouco depois, a sessão foi retomada, mas Bortoleto, assim como todos os demais pilotos, ficou nos boxes.
A sugestão era de que talvez, apesar de não indicar, a pista não estava de fato liberada. Com 32 minutos para o final, então, uma bandeira amarela foi acionada.
Enfim, boxes abertos novamente com pouco mais de 20 minutos para a bandeira quadriculada. Ainda nos primeiros metros, o brasileiro acabou dando uma leve errada na curva, mas conseguiu voltar sem problemas.
Bortoleto vinha em uma primeira sessão mais discreta em Baku. O brasileiro estava na 18ª colocação ainda mantendo o tempo de 1min46194.
Nos minutos finais, o brasileiro da Sauber conseguiu melhorar ligeiramente seu tempo ao fazer 1min44s164, a 1s460 de Lando Norris, o primeiro colocado. Com isso, pulou para 14º.
Em sua última tentativa, Bortoleto cravou 1min44s087 e ficou com a 14ª colocação final, duas posições abaixo de seu companheiro Nico Hülkenberg, o 12º.
