Gabriel Bortoleto completou o terceiro treino livre para o GP da Holanda de Fórmula 1 na 13ª colocação, neste sábado (30), em Zandvoort. O piloto da Sauber chegou a ocupar a liderança provisória, mas acabou perdendo posições ao longo da sessão, testando configurações de corrida. Mesmo assim, terminou à frente do companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que ficou em 16°.
O treino na pista holandesa começou com algumas partes da pista ainda molhadas pela chuva que havia caído anteriormente, o que fez boa parte dos pilotos demorar a sair dos boxes. A Sauber liberou Bortoleto com oito minutos de atividade, utilizando pneus duros.
Com poucos carros na pista, o brasileiro registrou 1min12s966 e assumiu a liderança provisória da sessão. Ele chegou a ser superado por Hülkenberg, e por Kimi Antonelli, da Mercedes, mas logo retomou a ponta ao marcar 1min12s014. Na sequência, retornou aos boxes.

Bortoleto voltou à pista quando a sessão já tinha quase 30 minutos decorridos, novamente com pneus duros. Nesse momento, ocupava o 16º lugar, já que a movimentação na pista havia aumentado. Após algumas voltas em ritmo de corrida, retornou ao pit.
Nos 15 minutos finais, o piloto saiu novamente, desta vez com pneus macios. Em sua primeira volta rápida, anotou 1min10s361 e entrou no top-10. Em seguida, fez uma troca e retornou à pista com compostos macios usados.
Depois de duas voltas, voltou para a garagem, encerrando sua participação quando ainda restavam cinco minutos no cronômetro. Ao final, terminou o treino na 13ª posição.
