Gabriel Bortoleto vai largar da 13ª colocação no GP do Azerbaijão da Fórmula 1. Na classificação deste sábado (20) em Baku, o brasileiro da Sauber fez o tempo de 1min42s277.
Para a tomada de tempos no circuito de rua, a temperatura estava mais amena. O termômetro indicava 21ºC, enquanto o asfalto chegava a 28ºC e o vento estava mais ameno em comparação ao TL3 e estava 6,4 km/h.
Com o relógio rodando para os primeiros 18 minutos de sessão, Gabriel foi um dos primeiros a deixar os boxes. O competidor da Sauber calçava o pneu vermelho, assim como em todos os treinos.

Quando completou seu primeiro giro, o competidor do carro #5 anotou 1min43s856, se colocando na segunda colocação, mas aos poucos foi descendo e era sexto com 13 minutos para a bandeira quadriculada.
Poucos minutos depois, a primeira bandeira vermelha da sessão. O motivo foi que Alexander Albon bateu no muro na parte interna e danificando o carro, ficando parado na pista; Gabriel estava em 16º no momento.
Relógio retomado em Baku, mas em um primeiro instante, Bortoleto, abaixo da zona de corte, ficou nos boxes. O piloto foi aos boxes apenas quando restava pouco mais de oito minutos para a bandeira quadriculada.
Pouco tempo depois, mais uma bandeira vermelha, dessa vez por conta de Hülkenberg, que passou reto e bateu no muro de proteção. No incidente, danificou e perdeu a asa dianteira.
Neste momento, Bortoleto vinha na 18ª colocação a 2s do primeiro colocado e a 0s6 da 15ª colocação e, portanto, acima da zona de corte.
Treino liberado e os últimos cinco minutos estavam rodando no Azerbaijão. Bortoleto não perdeu tempo e logo deixou os boxes.
Então, nos segundo finais, no momento crucial do treino, Gabriel conseguiu encaixar uma volta boa com o pneu médio e com o tempo de 1min42s511, conseguiu se colocar em 13º e, assim, avançar ao Q2. O Q1 foi encerrado com bandeira vermelha por forte batida de Franco Colapinto.
Começado o Q2 em Baku após um tempo de atraso porque os muros de proteção estavam sendo repostos. O brasileiro foi um dos poucos que seguiu nos boxes nos primeiros minutos.
Com três minutos de treino, mais uma bandeira vermelha, agora por causa de Oliver Bearman, que bateu e ficou parado no meio da pista. Gabriel havia acabado de sair do pitlane.
Mais uma vez classificação recomeçada e Bortoleto foi o primeiro a deixar os boxes. O competidor usava o pneu macio e após sua primeira volta rápida, fez 1min43s214.
O piloto chegou a se colocar em quarto, mas rapidamente foi empurrado para a zona de corte a medida que os adversários completavam seus giros. Faltando três minutos, estava em 12º.
Encerrada a sessão, então, após o brasileiro errar sua última tentativa, vai alinhar apenas da 13ª colocação do grid, logo atrás de Lewis Hamilton e ao lado de Lance Stroll.
A largada do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 acontece no próximo domingo, 21, às 8h no horário de Brasília.
