Gabriel Bortoleto encerrou os treinos livres do GP do Azerbaijão da Fórmula 1 com a 18ª colocação. Neste sábado (20), na última atividade antes da classificação de mais tarde, o brasileiro anotou o tempo de 1min43s060.
Para este último treino antes da classificação, a temperatura estava ligeiramente mais fresca com o termômetro marcando 22ºC. Enquanto isso, a pista seguia quente chegando a 35ºC e o vento soprando a 20 km/h.
O relógio começou a rodar em Baku, mas as coisas estavam bastante mornas no circuito de rua. Três minutos já haviam rodado e Bortoleto, assim como todos os pilotos, ainda estava nos boxes.
12 minutos já haviam se passado no Azerbaijão, mas Gabriel e todos os demais pilotos seguiam nos boxes. Ainda nenhuma volta rápida havia sido anotada no TL.
Isack Hadjar e Oliver Bearman chegaram a dar voltas de instalação, mas sem tempo feito. E ambos reclamaram de como o vento estava atrapalhando para andar no traçado.

Enfim, com 42 minutos para a bandeira quadriculada, o brasileiro da Sauber se juntou ao restante do pelotão e foi para a pista. O competidor usava os pneus macios em uma pista que estava bastante suja.
Quando Bortoleto enfim concluiu sua primeira volta cronometrada, se colocou na 14ª colocação com o marco de 1min46s242, a 1s792 de Lando Norris, o ponteiro do momento.
Quando vinha em volta, Gabriel fritou o pneu e passou reto na curva, assim como fez na primeira sessão de treino em Baku. O piloto conseguiu deixar a agulha e voltar para o traçado sem maiores problemas.
Sobrando 24 minutos no relógio para a bandeira quadriculada, Bortoleto vinha na 20ª colocação com o mesmo tempo do início do treino e agora já estava a 3s888 do ponteiro. Em comparação, Nico Hülkenberg vinha em 15º a 1s9 do brasileiro
A medida que o treino se aproximava do final, Gabriel seguia parado, enquanto boa parte dos pilotos estava na pista. Foi apenas com pouco mais de 12 minutos que o brasileiro voltou para a pista, mais uma vez de pneu macio.
Quando fechou seu giro, Bortoleto fez 1min43s851 e pulou para a 18ª colocação, a pouco mais de 2s6 e logo depois foi para os boxes. Não demorou, voltou ao traçado.
Bandeira quadriculada e Bortoleto encerrou a sessão na 18ª colocação à frente de Pierre Gasly e Lance Stroll. O brasileiro fez 1min43s060 e ficou a 1s837 do primeiro colocado.
