F1: Bortoleto fala sobre pressão de torcida brasileira: “Vejo como positivo”

Gabriel Bortoleto comentou sobre como é ser o representante brasileiro na Fórmula 1. O piloto reconheceu que existe, sim, a pressão da torcida, especialmente por sempre quererem ver resultados positivos.

O competidor está fazendo sua estreia na principal categoria do automobilismo pela Sauber após ter conquistado os títulos da Fórmula 3 e Fórmula 2 de maneira consecutiva – em 2023 e 2024.

Então, neste ano, após um início complicado, agora já aparece na 16ª colocação do Mundial de Pilotos à frente de nomes como Oliver Bearman, da Haas, Carlos Sainz, da Williams, e Yuki Tsunoda, da Red Bull.

Então, em entrevista a Tom Clarkson, do Beyond the Grid, da F1, Bortoleto comentou que é natural que haja essa pressão, e reforçou como o brasileiro sempre espera os melhores resultados por ser um povo mais apaixonado.

“Há pressão, obviamente, como em qualquer outro país. Obviamente, o Brasil provavelmente um pouco mais do que a Inglaterra, porque a Inglaterra teve muitos pilotos por muitos anos, campeões e tudo mais”.

Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

“Para nós, acredito que os brasileiros são tão emotivos, tão apaixonados pelo esporte e querem que o Brasil esteja em alta que qualquer atleta da Fórmula 1, do tênis ou de qualquer outro esporte, começam a segui-lo e dizem, ‘ok, você precisa ser o próximo’. E colocam essa pressão sobre você. Vejo isso como algo positivo, pois recebo muito apoio do Brasil”.

“Mas também, quando você tem uma corrida difícil, às vezes há pessoas que vão atrás de você e o criticam. Mas, no final das contas, isso faz parte do trabalho. Vai ser sempre assim. Nós temos amor e amamos as pessoas. Isso não lhe dá amor e é normal”.

“Mas eu já disse isso antes e é isso que eu amo no Brasil, porque somos emotivos, somos honestos, normalmente não somos falsos. Tudo o que sentimos, colocamos para fora e pronto. E eu sei que muitas dessas pessoas que talvez critiquem, não estão realmente criticando. Elas estão apenas sentindo a dor de querer que você se saia bem”.

“Muitas vezes, vejo pessoas que vêm e tentam me dar conselhos, mas elas não entendem de automobilismo. Mas eu vejo as coisas de uma maneira diferente. Tento entender o que estão dizendo, porque sempre há algo que se pode fazer a respeito”.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.