F1: Bearman vai largar do pit-lane no GP da Holanda 2025

A Fórmula 1 terá uma mudança no grid de largada do GP da Holanda 2025. A FIA confirmou que Oliver Bearman, piloto da Haas, largará do pit-lane em Zandvoort depois que sua equipe optou por trocar a unidade de potência do carro, aproveitando-se de uma penalidade já imposta por quebra de regulamento.

O britânico havia se classificado apenas em 19º lugar, o mais lento entre os pilotos que registraram tempo no Q1, após a bandeira vermelha causada pelo acidente de Lance Stroll. Horas depois da sessão, o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, notificou os comissários sobre uma infração da Haas ao artigo 40.6 do regulamento esportivo. A norma determina que o carro deve ser coberto em até duas horas após o fim da classificação para que os lacres de parque fechado sejam aplicados.

Como resultado, Bearman foi considerado em violação também do artigo 40.9, que trata especificamente do regime de parque fechado. A punição prevista em ambos os casos é a largada obrigatória do pit-lane. A Haas então decidiu realizar uma troca completa da unidade de potência do carro, visto que a penalização já estava confirmada.

Oliver Bearman (GBR) Haas F1 Team.
Foto: XPB Images

Com isso, Bearman passa a utilizar seu quinto motor de combustão interna (ICE), quinto turbocompressor (TC), quinto MGU-K e quinto MGU-H, além do terceiro módulo de eletrônica de controle (CE). Todos esses componentes excedem o limite máximo permitido para a temporada, o que normalmente já resultaria em punições no grid. Agora, por conta da situação, o britânico cumprirá uma única penalidade, largando do pit-lane.

O jovem de 20 anos também recebeu um novo sistema de escapamento (EX), o sexto da temporada, mas essa substituição não gera punição, já que o regulamento permite o uso de até oito ao longo do campeonato.

A Haas destacou que a medida foi estratégica, já que largar do pit-lane era inevitável. Assim, a equipe aproveitou para renovar grande parte dos componentes da unidade de potência e reduzir riscos de problemas de confiabilidade nas próximas etapas.

A confirmação oficial altera o grid de largada do GP da Holanda, que terá Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, partindo da primeira fila, com Max Verstappen em terceiro diante da torcida local.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.