F1: Bearman pode largar dos boxes no GP da Holanda após investigação

A Fórmula 1 pode ter uma mudança inesperada no grid de largada do GP da Holanda 2025 em Zandvoort. Oliver Bearman, da Haas, corre o risco de ter de largar do pit lane neste domingo, após a equipe ter sido investigada por uma suposta infração ao regulamento esportivo da categoria.

O britânico havia se classificado em 19º lugar no sábado, ficando à frente apenas de Lance Stroll, que não marcou tempo após acidente ainda na Q1. No entanto, horas depois da sessão, o delegado técnico da FIA, Jo Bauer, informou aos comissários uma possível violação cometida pela Haas.

De acordo com a análise preliminar, a equipe teria descumprido o Artigo 40.6 do regulamento esportivo, que exige que o carro seja devidamente coberto em até duas horas após a classificação, para a aplicação dos lacres de parque fechado. Caso seja confirmada a infração, a situação automaticamente configuraria também violação ao Artigo 40.9, que prevê como consequência obrigatória a largada do piloto do pit lane.

Oliver Bearman (GBR) Haas VF-25 and Gabriel Bortoleto (BRA) Sauber C45.
Foto: XPB Images

Se a decisão for oficializada, Bearman, que já teria uma corrida difícil largando do fundo do grid, verá sua situação se complicar ainda mais em Zandvoort. Partir dos boxes reduz drasticamente as chances de ganhar posições logo na largada e obriga a Haas a buscar uma estratégia ousada para tentar recuperar terreno ao longo da prova.

A equipe ainda não se manifestou publicamente sobre a investigação. A expectativa é de que os comissários emitam a decisão oficial antes do início da corrida.

O GP da Holanda acontece neste domingo, às 10h (horário de Brasília), com cobertura em tempo real do F1MANIA.NET. A Band transmite a corrida ao vivo na TV aberta, enquanto o Bandsports exibe os treinos livres e a classificação. Todas as sessões do fim de semana também podem ser acompanhadas no F1 TV Pro.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.