Gabriel Bortoleto chegou a figurar na vice-liderança do segundo treino livre para o GP da Holanda de Fórmula 1, disputado no final da manhã desta sexta-feira (29), em Zandvoort. O brasileiro da Sauber começou bem a sessão, mas acabou prejudicado pelas interrupções com bandeiras vermelhas e terminou em 13º.
Com a liberação dos carros, Bortoleto foi à pista e marcou 1min13s782. Nesse momento, chovia apenas na área dos boxes, o que permitiu que o piloto realizasse mais tentativas com pneus macios. Ele reduziu o tempo para 1min11s320, assumindo a vice-liderança da sessão, apenas 0s026 atrás de Lando Norris, da McLaren.

Com pouco mais de 10 minutos de atividade, a bandeira vermelha foi acionada após Lance Stroll bater com seu Aston Martin. A sessão foi retomada alguns minutos depois, mas logo em seguida houve bandeira amarela por conta de problemas no carro de Isack Hadjar (Racing Bulls), o que manteve Bortoleto nos boxes.
O brasileiro voltou à pista na metade do treino, novamente com pneus macios, mas não conseguiu melhorar seu tempo, já que Alexander Albon bateu sua Williams e provocou mais uma bandeira vermelha.
Nos 15 minutos finais, Bortoleto retornou ao traçado com pneus médios, praticando voltas longas. Ao final da sessão, encerrou em 13º, com o tempo já tinha registrado.
A Fórmula 1 retorna as atividades no traçado holandês amanhã, com o terceiro treino livre às 6h30.
