O presidente da República do Azerbaijão, Ilham Aliyev, publicou um decreto que simplifica os procedimentos de visto para estrangeiros e apátridas que viajarem a Baku para acompanharem o GP do Azerbaijão da Fórmula 1, marcado entre os dias 19 e 21 de setembro.
Atualmente, o procedimento padrão exige que os visitantes obtenham um visto eletrônico (E-Visa) antes de entrar no país. Este documento é válido por 30 dias e deve ser apresentado no aeroporto. Porém, conforme anunciado oficialmente, entre os dias 25 de agosto e 30 de setembro de 2025, os visitantes que forem ao país especificamente para a corrida poderão solicitar o visto nos aeroportos internacionais do Azerbaijão, desde que apresentem a documentação exigida.

De acordo com o decreto presidencial, “os estrangeiros e apátridas que chegarem à República do Azerbaijão em conexão com a corrida de Fórmula 1 a ser realizada em Baku em 2025, apresentando qualquer um dos documentos especificados na Parte 2 desta Ordem, poderão obter vistos nos aeroportos internacionais da República do Azerbaijão”.
Entre os documentos válidos para a obtenção do visto estão: uma credencial ou documento que comprove credenciamento, conforme os regulamentos da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e da Formula One Management Limited, organizadora internacional da F1; uma credencial emitida pela Baku City Circuit Operating Company; ou um ingresso para a corrida.
A medida é uma forma de incentivar o turismo esportivo e facilitar o acesso dos torcedores ao circuito urbano de Baku, conhecido por seu alto nível de dificuldade.
