A Aston Martin confirmou nesta segunda-feira (4) a contratação de Enrico Cardile, ex-diretor técnico da Ferrari, como seu novo diretor técnico (CTO). O italiano, que passou quase 20 anos no time de Maranello, havia sido anunciado pela equipe britânica ainda em 2023, mas só agora pôde assumir o cargo devido a uma disputa legal com a Ferrari.
Cardile deixou a equipe italiana ainda naquele ano, entretanto, a Ferrari exigiu que ele cumprisse um período de “gardening leave” (afastamento contratual) de um ano completo. A Ferrari chegou a vencer uma ação judicial para garantir que Cardile não iniciasses suas funções antes do prazo.
Um porta-voz da Aston Martin afirmou: “Estamos satisfeitos por ter encontrado uma resolução e que Enrico possa seguir em frente com a equipe, olhando para 2026 e além, como nosso Diretor Técnico, liderando nossas funções de design e tecnologia no AMR Technology Campus.”
Esta será a primeira experiência de Cardile fora da Ferrari desde que ingressou na fabricante italiana em 2005. Ele começou trabalhando na aerodinâmica dos carros de turismo, assumindo a liderança do desenvolvimento aerodinâmico da equipe de Fórmula 1 em 2016 e, posteriormente, tornando-se gerente de projeto de veículos.
A chegada de Cardile gera expectativa por sua futura colaboração com Adrian Newey, que iniciou seus trabalhos na Astion Martin em março deste ano. É esperado que ele assuma um papel central nos preparativos da Aston Martin para as mudanças regulamentares de 2026, quando a F1 introduzirá novos motores e aerodinâmicas.
