F1: Aston Martin enfrenta problemas de desempenho enquanto foca em 2026

A Aston Martin vive um cenário desafiador na temporada 2025 da Fórmula 1, e parte da explicação, segundo o chefe da equipe Andy Cowell, está no foco de Adrian Newey no carro de 2026.

Ocupando atualmente a sexta posição no campeonato de construtores com 62 pontos, a Aston Martin viveu momentos difíceis após um desempenho bem mais consistente no ano passado. A chegada de Newey, este ano trouxe esperança, mas o projetista técnico concentrou seus esforços no carro da próxima temporada.

“Em termos de pontos do campeonato, tem sido decepcionante. É frustrante”, disse Cowell à Autosport. “É um daqueles anos em que você está no fundo do grid e pensa: ‘Se as regras de 2026 não estivessem para entrar em vigor, onde estaríamos agora? Que desempenho teríamos adicionado a este carro se desde março, Adrian tivesse focado no desenvolvimento do carro de 2025?’,” questionou.

Lance Stroll (CDN) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

Apesar disso, Cowell reconhece que priorizar o projeto do carro de 2026 foi a decisão mais sensata: “Não é apenas investir em 2026, é investir no desempenho para o início de 2026, que você vai construir ao longo de muitos anos. Portanto, é absolutamente certo investir no futuro”, disse ele.

Essa temporada de 2025 teve altos e baixos. Spa-Francorchamps marcou um dos momentos mais baixos, com Fernando Alonso e Lance Stroll muito distantes da liderança. No entanto, ajustes no assoalho e na asa dianteira, trouxeram uma evolução significativa em corridas posteriores, como na Hungria, quando Alonso e Stroll terminaram em quinto e sétimo.

Cowell também destacou o papel do novo túnel de vento da equipe no desenvolvimento aerodinâmico: “Queríamos garantir que a atualização implementada na corrida em Ímola, pudesse usar o novo túnel de vento para mapear o desempenho no fim do desenvolvimento, mesmo que uma boa parte da equipe de aerodinâmica estivesse focada em 2026 desde janeiro”, concluiu o chefe da Aston Martin.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.