A Fórmula 1 terá um cenário complicado para a Alpine na Sprint do GP da Bélgica 2025. Neste sábado, a equipe confirmou que Pierre Gasly e Franco Colapinto vão largar dos boxes, após problemas técnicos detectados em Spa-Francorchamps.
Gasly, que havia garantido o oitavo lugar na Qualificação Sprint, sofreu um vazamento de água e a Alpine precisou tirar o carro das condições de parque fechado para reparos. Colapinto também teve o carro modificado, o que pela regra obriga a largada no pit lane.
Com as duas Alpine saindo dos boxes, a Mercedes de Kimi Antonelli sobe para a 19ª posição. Além disso, Gabriel Bortoleto, que fez um ótimo trabalho para colocar a Sauber em décimo, terá uma posição livre à sua frente na largada e ganhará um espaço adicional no grid, aumentando as chances de uma boa disputa logo na primeira volta.
Na primeira fila, Oscar Piastri confirmou o favoritismo e fez a pole da Sprint com a McLaren. Max Verstappen vai largar em segundo com a Red Bull, seguido por Lando Norris em terceiro. Charles Leclerc, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Oliver Bearman e Isack Hadjar completam as primeiras filas.
A Sprint do GP da Bélgica está programada para as 7h deste sábado (horário de Brasília). A prova distribui pontos para os oito primeiros colocados e serve como preparação para a classificação tradicional, às 11h, e para a corrida de domingo, que terá início às 10h.
