Fernando Alonso voltou a falar sobre seu futuro na Fórmula 1 e indicou que 2026 pode ser sua última temporada na categoria. O espanhol, bicampeão mundial e um dos pilotos mais experientes do grid, reconheceu que a decisão dependerá não apenas de sua condição física e mental, mas também do desempenho do carro.
“Depende de como eu me sentir no próximo ano, tanto física quanto mentalmente. Mas não sei, não tenho uma ideia clara agora”, disse Alonso em entrevista ao jornal espanhol AS. “Se o carro for bem, há uma boa chance de que seja meu último ano. Sim, sei que tenho mais chance de ir bem em 2027 ou 2028, quando já haverá estabilidade no grupo que temos agora com Adrian Newey e os outros. Eles podem acertar logo no primeiro ano, mas no segundo ou terceiro já será garantido que estarão bem. Mas eu tenho que pensar em mim mesmo. Se o carro for mal, existe a chance de eu ficar mais um ano para encerrar de forma positiva. Se for bem, 2026 provavelmente será meu último ano”, disse ele.

Alonso, que neste final de semana fará seu 418º GP, iniciou sua trajetória na F1 em 2001, com a Minardi. Seus dois títulos vieram em 2005 e 2006, pela Renault (atual Alpine), quando se tornou o mais jovem campeão da história até então. O espanhol ainda teve passagens por McLaren, Ferrari, novo retorno à Renault e um período fora da F1 entre 2019 e 2020, antes de voltar pela Alpine em 2021.
Desde 2023, Alonso corre pela Aston Martin, equipe com a qual alcançou oito pódios em sua primeira temporada e terminou em quarto no campeonato. Agora, aos 44 anos, ele tem em vista a grande aposta da equipe britânica para 2026, com um carro projetado por Adrian Newey, figura que aumenta as expectativas sobre o futuro do time e possivelmente o último capítulo da carreira de um dos maiores nomes da Fórmula 1.
