Fernando Alonso revelou detalhes da forma como Adrian Newey tem conduzido o projeto da Aston Martin para 2026, ano em que a Fórmula 1 terá a maior mudança de regulamentos de sua história recente. Segundo o bicampeão, o renomado projetista britânico, demonstra uma autoconfiança impressionante e não se preocupa com o que as equipes concorrentes podem apresentar.
“Com certeza ele é o melhor projetista da história da categoria”, disse Alonso em uma entrevista. “E provavelmente ninguém vai alcançar os números que ele conquistou. A maneira como trabalha explica os resultados que já teve.”
Alonso destacou a capacidade única de Newey em enxergar o carro como um todo: “Ele tem uma forma incrível de ver o carro como uma peça única, e não como dispositivos separados que geram desempenho. Parece estar no controle de tudo o tempo todo. É uma autoconfiança que nunca vi antes. Ele não está preocupado com nenhuma outra equipe, filosofia ou design. Acredita que o dele será o melhor”, acrescentou.

Quando questionado sobre como essa postura influencia seu próprio sentimento, Alonso foi direto: “Muito seguro”. O espanhol chegou a comparar Newey a um artista: “Ele foi a Mônaco, estava no box. Não fala com muitas pessoas, mas está sempre pensando, observando e tocando nas peças. A roda dianteira, a suspensão… Acho que ele é mais um artista do que um engenheiro”, finalizou o experiente piloto espanhol.
A Aston Martin estreia em 2026 seu primeiro carro assinado por Newey, além de iniciar a parceria com a Honda como fornecedora de motores, que deixará a Red Bull ao fim da atual temporada. Com a chegada de Andy Cowell à liderança técnica, a nova infraestrutura e o talento do projetista britânico, Alonso acredita que a equipe tem motivos para desafiar o domínio das chamadas quatro grandes, McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes, na nova era da Fórmula 1.
