F1: Alonso comenta fala de Verstappen e relembra erro estratégico em 2010

Fernando Alonso analisou a reta final do campeonato de 2025 e fez um paralelo com sua própria experiência no GP de Abu Dhabi em 2010, quando perdeu o título após uma decisão estratégica equivocada. O espanhol destacou que, apesar de o líder chegar à última etapa teoricamente em vantagem, nada é previsível na Fórmula 1.

“Você sempre pensa que quem está na frente tem vantagem porque possui alguma margem nos resultados e pode ir um pouco mais tranquilo, mas a F1 é imprevisível”, afirmou Alonso ao GPblog. Ele recordou que tanto em 2010 quanto no GP do Catar da última semana, a escolha de não parar durante o safety car se mostrou decisiva, e negativa: “Essas coisas podem acontecer em uma corrida de F1, então não há garantia mesmo quando você lidera o campeonato”, disse ele.

Ao ser questionado sobre a recente declaração de Max Verstappen, que disse que o título já estaria decidido caso estivesse pilotando um carro da McLaren, Alonso preferiu cautela: “Você nunca sabe. É sempre um palpite, difícil responder. Max é um piloto incrível e extrai o máximo do carro. Algumas vitórias dele este ano talvez não tenham sido pelo carro, mas por ele, e também no ano passado”, acrescentou.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team in Sprint qualifying parc ferme.
Foto: XPB Images

Para o bicampeão de F1, a discussão é inevitável, mas inconclusiva: “Todos nós pilotos diríamos que podemos vencer o campeonato com o melhor carro. Temos essa autoconfiança. Mas é uma pergunta que não tem resposta”, concluiu o experiente piloto espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.