F1: Alonso aponta características da pista como segredo do desempenho da Aston Martin

A Aston Martin surpreendeu na sessão de classificação do GP da Hungria de Fórmula 1, com Fernando Alonso e Lance Stroll alcançando o quinto e sexto lugares, respectivamente. Esse desempenho foi um grande contraste em relação ao desempenho da equipe em Spa-Francorchamps, onde os dois pilotos não avançaram para o Q3 e terminaram em posições baixas. Alonso, que terminou a apenas 0,109 segundos do pole position Charles Leclerc neste sábado, acredita que a principal razão para essa mudança, foi a adaptação do carro às características únicas do circuito de Hungaroring.

“São as características da pista”, disse Alonso ao explicar a grande mudança no desempenho de sua equipe. “Não mudamos o carro drasticamente desde Spa, não houve peças novas para ninguém. Foi apenas o traçado e as características do circuito que, aparentemente, se ajustaram bem ao nosso carro.” O espanhol destacou que, se a equipe conseguir entender o que fez o carro funcionar tão bem nesse circuito, poderá aplicar esse conhecimento nas próximas etapas da Fórmula 1.

Apesar do bom desempenho, Alonso não espera que a luta pela frente seja fácil. Ele sabe que, com Max Verstappen e Lewis Hamilton logo atrás no grid, será difícil manter as posições: “Se conseguirmos terminar nas posições em que começamos, quinto e sexto, será ótimo para a equipe antes das férias. Esse é o primeiro objetivo. Mas sabemos que temos ameaças atrás de nós, então não será fácil”, disse ele.

Fernando Alonso (ESP) Aston Martin F1 Team AMR25.
Foto: XPB Images

Em relação aos desafios físicos que enfrentou, com uma antiga lesão nas costas que o impediu de participar do TL1 na sexta-feira, Alonso comentou com bom humor sobre sua recuperação: “Estou feliz por estar de volta ao carro. Quando o carro está mais rápido, assistir pela TV não é tão interessante”, acrescentou.

Com o uso de um assoalho da especificação anterior no AMR25, Alonso se mostrou confiante nas escolhas da equipe: “Não há questionamento. Estamos felizes com as atualizações que trouxemos este ano, e a correlação com o túnel de vento está muito boa”, completou o piloto espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.