F1: Albon destaca mudança cultural na Williams sob comando de Vowles

Alex Albon fez uma análise positiva sobre o impacto de James Vowles na Williams, desde que assumiu o cargo de chefe de equipe no início da temporada 2023 da Fórmula 1. De acordo com Albon, a mudança de mentalidade promovida por Vowles foi fundamental para dissipar o ambiente de desânimo que a equipe vivia antes de sua chegada.

O piloto britânico-tailandês, titular na equipe ao lado de Carlos Sainz, destacou a diferença de clima dentro da Williams, comparando com sua primeira temporada na equipe, em 2021: “Quando penso na maior diferença, é sem dúvida, a cultura da equipe”, afirmou Albon. “Quando eu cheguei na Williams, a fábrica parecia a mesma, mas dentro dela era muito diferente. As pessoas não estavam confiantes, falavam mal de si mesmas, o que nunca é um bom sinal”, afirmou Albon, se referindo ao clima de pessimismo que predominava.

Desde que Vowles chegou, a Williams tem mostrado sinais de evolução, com a equipe ocupando atualmente a quinta posição no campeonato de construtores em 2025, com setenta pontos conquistados, mais do que em toda a soma das últimas três temporadas. Albon reconheceu o trabalho de Vowles na construção de um ambiente mais aberto e sem egos, permitindo que a equipe fosse mais colaborativa: “Ele fala muito sobre desmontar tudo e ver como reconstruir, e isso trouxe liberdade e uma sensação de abertura para todos nós”, acrescentou.

F1 2024, Fórmula 1, GP do Japão, Suzuka
Foto: XPB Images

O piloto também destacou a energia renovada dentro da Williams, considerando a equipe agora um lugar empolgante para trabalhar: “Agora, não diria que temos uma equipe jovem, mas certamente é uma equipe rejuvenescida em termos de energia e motivação”, concluiu Albon.

A mudança cultural impulsionada por Vowles, junto com o bom desempenho dos pilotos, mostra que a Williams está em um caminho de recuperação e crescimento, após anos de dificuldades.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.