Neste sábado, a Fórmula 1 terá uma corrida de qualificação pela primeira vez. Nem todas as equipes estão satisfeitas com isso, porque aumentam as chances de danos. No entanto, Graham Watson, gerente da equipe AlphaTauri, diz que a Formula One Management (FOM) pode pagar uma parte dos danos, se eventualmente isso acontecer.
A corrida de qualificação é uma corrida de 100 km, o que em Silverstone equivale a 17 voltas. Normalmente, a maioria dos pilotos não dá 17 voltas a toda velocidade durante uma sessão de qualificação, especialmente os pilotos que estariam eliminados no Q1. Além disso, haverá disputas reais acontecendo e os pilotos estarão muito mais próximos uns dos outros do que na qualificação normal. Portanto, a chance de um acidente e danos, é muito maior.
Mas Watson disse ao Formule1.nl, que a FOM cedeu espaço extra no orçamento. Ele também diz que existe uma ‘cláusula de danos por acidente’. “Existe um acordo que diz que se você sofrer danos causados por um acidente com outro carro, poderá fazer algum tipo de reclamação para a FOM.”
Mas ele admite que há um limite para quanto dinheiro as equipes podem pedir. “Embora já tenha sido acertado um valor máximo, felizmente o número de acidentes anuais não é tão alto, então o risco não é tão grande”, concluiu.
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon
